top of page

Secretaria de Cultura de Suzano recebe mapa doado pela Emibra Embalagens

Ação faz parte do projeto de valorização da arte milenar da cartografia e ficará exposta para acesso da população


A Secretaria de Cultura de Suzano recebeu nesta terça-feira (24/08) a doação do mapa “The Age of Discovery” da empresa Emibra Embalagens. A cartografia é uma obra de arte que conta a história das grandes navegações entre o período de 1340 e 1600 e levou mais de 300 horas para ser desenhada pelo artista Francisco Stein.


Segundo o vice-prefeito e secretário municipal de Cultura, Walmir Pinto, a equipe da pasta já está estudando um local para deixar o mapa em exposição para a população, reforçando que o item agrega muito para o acervo cultural da cidade e deverá contribuir para os estudantes e curiosos sobre o período das grandes navegações.


“Qualquer artefato que seja doado para o poder público é automaticamente de domínio e uso direto da população. Deixar o mapa com acesso irrestrito aos nossos munícipes é o nosso dever como Poder Executivo e como cidadãos conscientes do papel que exercemos na difusão e acesso ao conhecimento”, afirmou.


O “The Age of Discovery”, assinado por Francisco Stein, é uma reprodução de um mapa de 1911 sobre as Grandes Navegações e sobre este momento histórico, intitulado pelo artista como “Primeira Globalização”. Retrata, por meio de contornos, acidentes geográficos, figuras, desenhos e escritas a história dos principais navegadores na época das Descobertas como as viagens de Pedro Álvares Cabral, Vasco da Gama e Cristóvão Colombo.

O diretor-geral da Koenig & Bauer Brasil, Paulo Faria, relembrou como nasceu o projeto que, entre vários aspectos, pode ser uma ferramenta diferenciada de educação.

“Navegando em uma rede social acabei assistindo o vídeo do Francisco Stein sobre essa arte quase esquecida. Rapidamente fiz uma conexão com o trabalho que desenvolvemos na Koenig & Bauer, uma companhia que tem a tradição de imprimir mapas há mais de 200 anos. Passou um filme na minha cabeça, lembrei-me da transição das artes gráficas para a indústria gráfica e vi neste projeto a possibilidade de resgatar e valorizar a importância do artista e do meio impresso”, recordou.


A Emibra, localizada em Suzano, atua há mais de 47 anos no ramo gráfico por meio da produção de embalagens em papel cartão e será a responsável pela impressão dos mapas alinhados com os conceitos da indústria 4.0, que investe em tecnologia, processos ágeis, eficientes e que, de certa forma, nos inspira a oferecer sempre os melhores produtos e serviços para satisfazer as demandas do mercado.


“Recebemos o convite, entendemos o belíssimo trabalho do artista na produção de mapas artesanais que contam décadas de história e não poderíamos ficar de fora deste evento. Fizemos questão de envolver instituições da nossa cidade, com a doação desse material para a Biblioteca Municipal de Suzano e para as ONGs que apoiamos”, finalizou Danilo Braghiroli, CEO da Emibra.



Crédito das fotos: Divulgação/Secop Suzano

8 visualizações0 comentário
bottom of page