centro-cultural-de-suzano-biblioteca-21-
cultura
A Secretaria de Cultura de Suzano é responsável pela promoção, desenvolvimento e criação de políticas públicas voltadas para o setor cultural do município. A sede da pasta está localizada dentro de um dos principais prédios da cidade: o Centro de Educação e Cultura Francisco Carlos Moriconi, que além do órgão gestor, tem também a biblioteca municipal Maia Elisa de A. e Cintra, o auditório Orlando Digenova e a sala de exposições Antônio Palomares.
nossa equipe
secretário
Walmir.jpeg

WALMIR PINTO

Secretário de Cultura de Suzano

59 anos

Casado

Nascido na Rua  Benjamim Constant, Centro - Suzano. Estudou na Escola Raul Brasil, Carlos Molteni e Justiniano.

Formado em Comunicação Social, Artes Cênicas e Gestão Cultural. Foi bancário e comerciante.

Começou sua história política nos anos 80, atuando nos movimentos sociais, sindicais e culturais. Em 1992 foi candidato a vereador e assumiu temporariamente em 1995. Em 1996 foi candidato a vice-prefeito. Em 1999 criou a Cia Cinco de teatro.

Em 2000 foi um dos criadores do grupo "Suzano Melhor" e dos Artistas Independentes de Suzano. Em 2001 foi um dos fundadores da APAC, Associação Paulista de Artes Cênicas. Em 2005 se tornou Secretário de Cultura, cargo que ocupou até 2012.

Em 2012 ainda, se elegeu vereador,  sendo um dos mais votados de Suzano e um dos mais atuantes da Câmara. Em 2016 se elegeu  vice-prefeito.

Como vice prefeito foi responsável pela criação da UPAE, Unidade de Planejamento e Assuntos Estratégicos.

Em 2020 se reelegeu como vice prefeito.

Como artista participou de diversas novelas do SBT, dentre elas, "Chiquititas e Carrossel", da novela "Essas Mulheres" na Record e também nas minisséries, "O Caçador e "Treze Dias Longe do Sol" da Globo. No cinema fez participações no filme "O Invasor" de Beto Brant e "Mariguella" de Wagner Moura. 

No teatro participou de diversos espetáculos, como "Igual contra Igual" de Fernando Pessoa, "O Coração Verde dos Pássaros" de Manoel de Barros e "Abre as Asas Sobre Nós"  de Sérgio Roveri, baseada na obra de Dráuzio Varella, ganhador do Prêmio Shell.

Foi o criador da Cia. Atores Insanos.

É autor do livro "Cultura, um Retrato da minha Aldeia " e das peças, "A Chuva Como Testemunha", "Cerimônia do Adeus", "Acerto de Contas Final", " Flores do Mal", e "Aqui Não".

Escreveu ainda roteiros de curtas metragens e letras em parcerias com os  compositores Zé de Riba e Beto Bianchi.

É um dos produtores dos shows "Tempos Difíceis" e "Samba para os Bambas".

Atualmente está escrevendo o livro sobre sua experiência na Câmara de vereadores.

DIRETORIAS
IMG_5102.JPG

JOSÉ LUÍS SPITTI

Administração e Eventos

José Luis Spitti é formado em gestão pública. Está como diretor Administrativo (2004 a 2012) (2017 à atualmente)  da Secretaria de Cultura de Suzano.

Rita paiva.jpeg

RITA PAIVA

Patrimônio Cultural

Diretora de Cultura em Suzano, formada em Educação Artística com Habilitação em Artes Plásticas pela Universidade de Mogi das Cruzes. Editora especializada em artes e artesanato, com larga experiência em projetos, palestras, curadoria e eventos do segmento artístico. Consultora de tendências Craft e Lifestyle, criadora de várias revistas e livros de arte e artesanato na Editora Abril e entre outras editoras. Criadora de sua própria revista MAKE "Arte e design para o bem viver".  Cenógrafa em exposições, feiras e eventos de arte e artesanato.

IMG_6046.JPG

AMAURY RODRIGUES

Diretoria de Cultura

Amaury Rodrigues é empresário na área da educação e produtor cultural. Já foi diretor de Turismo de Suzano (2005 a 2009). Também trabalhou como Brazilian conseller (1996 a 1997), no Crown Institute, na Nova Zelândia,. Atualmente está no cargo de diretor de Cultura de Suzano.

 Coordenações
IMG_5144.JPG

ALINE BALIBERDIN

Artes Plásticas

Aline Baliberdin é artista plástica, formada em História pela Faculdade Sumaré. Está como coordenadora de artes plásticas da Secretaria

de Cultura de Suzano (2012 a 2013) 

(2017 à atualmente).

IMG_6013.JPG

DRICO DE OLIVEIRA

Teatro

Drico de Oliveira é ator e produtor cultural iniciou sua carreira em 1995. Atua na secretaria de cultura desde 2002. Atualmente, na área de artes cênicas.

IMG_6041.JPG

GIL FERREIRA

Circo

Gil Ferreira é formado em artes cênicas e em serviço social pela Universidade Brás Cubas, ator e atualmente coordenador do circo SMC Suzano.

IMG_5131.JPG

VAGUINHO

Música

Vagner Luiz dos Santos atua na condenação de música e eventos da cidade de Suzano.

IMG_5198.JPG

CARLA SHINABE

Música

Carla Shinabe é atriz formada pelo estúdio 7cênico em 2013, cantora e preparadora vocal desde 2014. Está como coordenadora de música da secretaria de cultura de Suzano desde Janeiro de 2021.

IMG_6020.JPG

HERCULANO OLIVEIRA

Cinema

Herculano Oliveira cursou arte cênica na Faculdade Dulcina De Moraes (Distrito Federal). É músico, ator, cineasta, roteirista e produtor. Atualmente coordena o polo de Cinema de Suzano.

Fernandes Júnior.jpeg

FERNANDES JÚNIOR

Projetos e Editais

Fernandes Júnior é ator formado pela Universidade Anhembi Morumbi. Atua na área de projetos e editais da Secretaria de Cultura de Suzano.

IMG_6007.JPG

RAQUEL PEREIRA DA SILVA

Oficinas

Raquel Pereira é formada em contabilidade pela Universidade Brás Cubas, mas foi no universo da cultura e da arte que desenvolve seu trabalho na cidade de Suzano. Atua como coordenadora das oficinas culturais da Secretaria de Cultura de Suzano.

IMG_6001.JPG

VINÍCIUS AMARAL

Comunicação

Vinicius Amaral é formado em jornalismo pela Universidade Braz Cubas. Atuou como assessor de imprensa da Associação Cultural Opereta- Poá (2013 a 2016) e do Instituto N de Arte e Cultura- Suzano (2018 a 2020). Foi conselheiro de cultura em Suzano (2017 a 2019). E desde 2019 coordena a comunicação interna da Secretaria de Cultura de Suzano

IMG_6033.JPG

TIAGO DA SILVA

Coordenador de Literatura

Tiago Da Silva é formado em História pela Universidade Federal de Pernambuco, é dramaturgo, escritor e fotógrafo. Atua como professor de História em cursinhos populares e teatro nas oficinas culturais da Secretaria de Cultura de Suzano.

IMG_6059.JPG

MÁRCIA BELARMINO

Coordenadora de Dança

Márcia Belarmino é bailarina e coreógrafa  formada pelo C.I.E.C.A  da Universidade Cruzeiro do Sul há 32 anos. Se especializou em pedagogia aplicada à dança na Rússia e em Cuba. Formou inúmeros professores e diretores de escolas de dança da região e bailarinos que atuam em Cias. De Danca no Brasil e exterior.

APOIO
Douglas Vince.JPG

DOUGLAS VINCE

Comunicação e Audiovisual

Douglas Vince é formado nas oficinas de teatro

da ofertadas pela Secretaria de Cultura de

Suzano. Atualmente está como apoio da

linguagem de cinema.

Gabriel_Lima.JPG

GABRIEL LIMA

Comunicação e Audiovisual 

Gabriel Lima é estudante de Rádio, TV e Internet na Faculdade Anhembi Morumbi. É também apoio técnico da Secretaria de Cultura de Suzano na área de audiovisual e comunicação