top of page

Painel ‘Desperta Cidade das Flores’ é concluído

Prefeito Rodrigo Ashiuchi e vice Walmir Pinto visitaram ontem a obra


O prefeito de Suzano, Rodrigo Ashiuchi, e o secretário municipal de Cultura, o vice-prefeito Walmir Pinto, visitaram na noite desta segunda-feira (19/04) o novo painel do projeto Arte Pública. Trata-se da obra “Desperta Cidade das Flores”, no muro do Centro de Educação e Cultura Francisco Carlos Moriconi, na parte lateral do prédio, que fica na altura do número 207 da rua Vinte e Sete de Outubro.


Com 120 metros quadrados de pintura, a obra foi feita pelos artistas plásticos Vinicius Ripa e Racil Saraiva. A arte é composta com o plano de fundo da junção das imagens da estação de Suzano, a igreja matriz e o Torii-portal, símbolo da cultura japonesa. Já em primeiro plano, uma menina simboliza o futuro, com referência ao trecho do hino da cidade "trouxeram nas mãos uma flor". A arte foi idealizada como um presente para cidade, em celebração aos 72 anos de emancipação político-administrativa.


Presente na visita das autoridades, a coordenadora de artes plásticas da Cultura municipal, Aline Baliberdin, destacou que o projeto foi feito como um presente à cidade. "Pensamos em uma forma de homenagear Suzano, no mês do aniversário de sua emancipação, com uma arte moderna que mistura linguagens da arte urbana e cheia de significados para munícipes e para quem ama a cidade", destacou.


Walmir reforçou que o Arte Pública, desde sua origem, sempre propôs em colocar nas obras pintadas na cidade elementos representativos e enaltecedores culturais do município. “Suzano é uma cidade que produz muitos artistas, por isso, projetos como o Arte Pública servem para que possamos fomentar cada vez mais o trabalho destes agentes culturais, não só como forma de reconhecimento do trabalho deles, mas também como valorizam estes artistas da cidade”, afirmou.


O chefe do Executivo suzanense, por sua vez, elogiou o trabalho feito pelos artistas plásticos e enalteceu a sensibilidade da obra. "É uma grande conquista para Suzano o reconhecimento e a valorização dos trabalhadores das artes plásticas, em especial dos artistas urbanos. Parabenizo o trabalho, agradeço a homenagem e reforço nosso compromisso com esse setor tão importante”, concluiu.




Créditos das fotos: Paulo Pavione/Secop Suzano e Wanderley Costa/Secop Suzano

15 visualizações0 comentário
bottom of page