top of page

Atividades da Secretaria de Cultura movimentam fim de semana

Houve palestras, apresentações de música, danças, saraus e a 2ª edição do ‘Arraiá Cultural do Casarão da Memória’

A Prefeitura de Suzano, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, promoveu diversas ações de lazer e diversão de sexta-feira a domingo (16 a 18/06), entre elas uma festa junina e a abertura da “Semana de Literatura”. Na oportunidade, a pasta promoveu a 2ª edição do “Arraiá Cultural do Casarão da Memória”, trazendo atrações de música ao vivo, como Zé de Cunha e Jaime Violeiro, com a participação do sanfoneiro David Gonçalves, e o grupo “Forró das Minas”. O evento foi marcado pela presença de mais de 600 pessoas em dois dias (sexta-feira e sábado).


Por sua vez, a “Semana de Literatura” foi iniciada no sábado em grande estilo, com uma palestra musical do rapper, poeta e escritor brasileiro Fábio Brazza. Durante a atividade, promovida no Teatro Municipal Dr. Armando de Ré (rua General Francisco Glicério, 1.354 - Centro), ainda houve a “Batalha da Esperança”, projeto que visa o exercício da liberdade de expressão e pensamento, além de uma apresentação do Ballet da Cidade de Suzano, que trouxe a exibição da coreografia mundialmente conhecida "Be Lost”.


Já no domingo (18/06), também no Teatro Armando de Ré, foi a vez da realização do “Barraco Literário”, que teve como ideia principal apresentar e refletir acerca de obras de autores da região. Ainda nesta data, ocorreu a abordagem das histórias do escritor, filósofo e sociólogo malinês Amadou Hampâté Bâ, com o objetivo de disseminar saberes ancestrais por meio de contos do continente africano.


Ainda no sábado, os alunos de street dance da professora Carol Alcântara ganharam destaque durante a apresentação de uma dança-poema, baseada no livro “Jornada”, do escritor estadunidense Aaron Becker. O cronograma do dia foi fechado com a exibição do sarau “Raízes”, ação que trouxe ao público presente o contato com literaturas africanas como, danças, declamação de poesia e performance, além de um breve debate acerca deste tema para a importância da construção social.


No domingo, quem compareceu ao Parque Municipal Max Feffer (avenida Senador Roberto Simonsen, 90 - Jardim Imperador) pôde conferir mais uma edição do “Flashback no Parque”, evento promovido no Pavilhão da Cultura Afro-Brasileira Zumbi dos Palmares, que trouxe as apresentações dos DJs Zooza, Kriador e Brother. Vale destacar que a iniciativa ocorreu em parceria com o Conselho Municipal de Promoção à Igualdade Racial (Compir).


Na oportunidade foram executadas músicas marcantes, dançantes e icônicas do gênero “black music” das décadas de 1970, 1980, 1990 e 2000. O evento gratuito buscou promover, destacar e valorizar a cultura deste tipo de segmento como forma de combater à discriminação racial.


“Priorizamos o desenvolvimento de um cronograma repleto de diferentes atividades, pois nosso objetivo é valorizar as mais diversas culturas, que nos deixam mais sensíveis e humanos em relação ao entendimento da arte”, disse o vice-prefeito e secretário de Cultura de Suzano, Walmir Pinto.




Créditos das fotos: Douglas Vince/Cultura Suzano e Júlia de Amaral/Cultura Suzano

30 visualizações0 comentário

コメント


bottom of page