top of page

Agita Palmares prepara sessão no Cineteatro e ‘Flashback no Parque’

Curta-documentário Bonita é atração do Cine Re(x)istência nesta quinta (18/08); ação no Max Feffer inclui muita dança e música no domingo (21/08)

O grupo de cultura afro-brasileira “Agita Palmares” está preparando duas atrações para esta semana em Suzano, com a sessão inaugural do “Cine Re(x)istência”, às 19 horas desta quinta-feira (18/08), no Cineteatro Wilma Bentivegna (rua Paraná, 70 – Jardim Paulista), e com mais uma edição do “Flashback no Parque” Max Feffer (avenida Senador Roberto Simonsen, 90 – Jardim Imperador), na tarde do próximo domingo (21/08), a partir de 12h30. As atividades são gratuitas.

Com o apoio do Conselho Municipal de Promoção à Igualdade Racial (Compir), a iniciativa coordenada pela Secretaria Municipal de Cultura visa desdobrar e explorar a grandiosidade das raízes africanas na cultura nacional para desbancar preconceitos e exaltar tais formas de expressão.

Com exibição no Cineteatro, o curta-documentário dirigido por Mariana França apresenta as vivências de três mulheres pretas de gerações distintas que viveram histórias semelhantes em seus sentimentos, englobando a relação entre solidão e solitude em seus universos particulares ao retratar temas como preconceito racial e sexismo, tudo em 25 minutos de muita reflexão.

Ao final da produção, também haverá uma série de discussões e debates com a autora, que explicará detalhes da produção, bastidores das histórias e o impacto social que as situações exibidas têm nos dias de hoje. Mariana é atriz, produtora e diretora audiovisual nascida em São Bernardo do Campo, tendo conquistado prêmios e somado múltiplas indicações ao longo de sua carreira no meio, sendo uma referência local nas artes visuais.

Já no domingo (21/08), o Pavilhão da Cultura Afro-Brasileira Zumbi dos Palmares, localizado na área principal do Parque Max Feffer, recebe mais uma edição do “Flashback no Parque”, ação que contempla e valoriza a “black music” dos anos 1970, 1980, 1990 e 2000. A atração estará disponível das 12h30 às 17h30.

O som será coordenado pelos DJs da Flipsound, que recriam o clima das festas e bailes deste período, com passos sincronizados e muita diversão com os amigos e família. Com essa edição, os mais experientes terão a oportunidade de reviver os tempos da brilhantina enquanto os mais jovens terão contato com esse fenômeno icônico do passado.

De acordo com o vice-prefeito e secretário municipal de Cultura, Walmir Pinto, o Agita Palmares une reflexão e entretenimento. “São duas atrações muito especiais: uma que inspira reflexão e uma análise da luta diária contra uma série de preconceitos, e outra que mostra toda energia e vida da cultura afro-brasileira. Esperamos que muitos possam prestigiar essas atrações”, comentou.

Crédito das fotos: Tiago da Silva/Cultura Suzano, Julia Amaral/Cultura Suzano e Wanderley Costa/Secop Suzano

11 visualizações0 comentário
bottom of page