top of page

Suzano tem atividades voltadas ao público feminino em março

Setores da administração municipal promovem várias ações em alusão ao Dia Internacional da Mulher

O mês de março será marcado por uma série de ações e atividades voltadas ao público feminino em Suzano. A programação especial faz alusão ao Dia Internacional da Mulher (08/03), com o objetivo de levar mais informação, saúde e bem-estar às suzanenses, além de promover a cultura e enaltecer nomes que fazem a diferença na cidade.

De acordo com a primeira-dama e dirigente do Serviço de Ação Social e Projetos Especiais (Saspe), Larissa Ashiuchi, a programação visa reforçar junto à sociedade e aos servidores públicos a importância da data. “Diferentemente do que muitos pensam, o Dia Internacional da Mulher não é uma comemoração. É uma data de reflexão sobre o papel das mulheres e a garantia de direitos em diferentes esferas”.

O cronograma se inicia nesta sexta-feira (04/03) com a abertura da mostra cultural “Tramas Femininas”, no Centro de Educação e Cultura Francisco Carlos Moriconi (rua Benjamin Constant, 682 - Centro), às 20 horas. A exposição será apresentada por Pamella Carmo e Letícia Bernardino, contando com a curadoria de Beatriz Ataidio. Nela estão reunidas obras de dezenas de mulheres artistas de Suzano e região. O espaço será aberto à visitação de segunda a sexta-feira, das 9 às 19 horas, até 31 de março.

Na segunda-feira (07/03) a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social realiza junto às unidades do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) um acolhimento especial às famílias assistidas. O objetivo é promover debates e rodas de conversas sobre temas importantes para as mulheres. A atividade deve ocorrer ao longo da semana, até a próxima sexta-feira (11/03).

Já na terça-feira (08/03), o Dia Internacional da Mulher marca o primeiro encontro da 10ª turma do curso de Promotoras Legais Populares, realizado pelo Saspe, que mais uma vez ocorre na modalidade online por meio do canal no Youtube “TV Prefeitura de Suzano” (bit.ly/TVPrefeituradeSuzano). A primeira aula vai ao ar às 18h30 e contará com a participação de Luiza Helena Trajano, presidente do conselho da rede Magazine Luiza e do grupo “Mulheres do Brasil”, em um bate-papo mediado pela jornalista e apresentadora Marilei Schiavi.

No mesmo dia, a Secretaria Municipal de Saúde garante o atendimento de implantação do dispositivo contraceptivo para mulheres em situação de vulnerabilidade. As pacientes contempladas já foram contatadas pelas respectivas unidades de saúde. Ainda no dia 8, a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer promove café da manhã e almoço às servidoras da pasta. Além disso, a Guarda Civil Municipal (GCM) vai para as ruas em uma ação de conscientização sobre combate à violência doméstica e familiar.

No dia 10 (quinta-feira), a Secretaria Municipal de Transportes e Mobilidade Urbana participa de uma agenda especial junto à Associação Comercial e Empresarial (ACE) de Suzano. O encontro será às 9 horas e deverá contar com a participação de outras entidades de classe a fim de debater o papel da mulher na sociedade. No período da tarde, a Patrulha Maria da Penha da GCM de Suzano palestra para os alunos do Serviço Social da Indústria (Sesi). A agenda também será replicada com outros estudantes no dia seguinte.

Na sexta-feira (11/03), as colaboradoras da Central de Triagem do Jardim Colorado também terão uma programação especial com o “Dia da Beleza”. A ação visa fortalecer e empoderar as mulheres da Cooperativa Unidos Venceremos (Univence). Por fim, no sábado (12/03), é a vez do Rotary Club receber a GCM para a palestra sobre o enfrentamento à violência.

Na semana seguinte, na sexta-feira (18/03), o Núcleo de Acompanhamento aos Servidores (NAS) promove a ação “Roda do Afeto” junto às servidoras municipais. O encontro será logo pela manhã, às 8h30. No sábado (19/03), a Saúde retorna com mais uma edição do “Expresso Mulher” para as pacientes do Jardim Brasil. Os atendimentos serão direcionados às mulheres previamente convocadas para as consultas e realização de exames na localidade.

Dando continuidade à programação, o Saspe realiza em 22 de março (terça-feira) a homenagem “Mulheres Fazendo História na Cidade de Suzano”. A iniciativa enaltece a atuação de oito mulheres no município. A cerimônia ocorrerá às 18 horas, no Cineteatro Wilma Bentivegna (rua Paraná, 70 - Jardim Paulista). Já no dia 29 (terça-feira) haverá a formatura da 9ª turma do curso de Promotoras Legais Populares. A solenidade acontecerá no Teatro Municipal Dr. Armando de Ré (rua General Francisco Glicério, 1.354 - Centro), às 19 horas. O mês de atividades chega ao fim em 31 de março (quinta-feira), com uma reunião do Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres (CMDM) junto à Secretaria Municipal de Governo.


Créditos das fotos: Gabriel Lima/Prefeitura de Suzano

84 visualizações0 comentário
bottom of page