Suzano inaugura Polo de Audiovisual inédito neste sábado

Equipamento garante suporte gratuito às produções da cidade

A Secretaria Municipal de Cultura entrega neste sábado (30/04) o Polo de Audiovisual, um equipamento inédito em Suzano que visa a formação de profissionais e o suporte gratuito às produções da cidade. O espaço, que será inaugurado em cerimônia oficial às 18 horas, conta com estúdios de música e vídeo, além de ilha de edição à disposição dos suzanenses, sendo um marco para o município.


O polo está localizado no subsolo do Paço Municipal Prefeito Firmino José da Costa, como um anexo do Cineteatro Wilma Bentivegna (rua Paraná, 70 – Vila Costa), e tem o objetivo de fomentar a produção artística da cidade. O equipamento deve receber os profissionais da Cultura de forma gratuita e prestar todo o suporte na criação de conteúdo, assim incentivando também a geração de emprego e renda.


Entre os trabalhos que poderão ganhar forma no polo de Audiovisual estão gravações de bandas e artistas, programas de TV, podcasts, cenas de filmes e diversos tipos de vídeo. De acordo com o secretário municipal de Cultura, o vice-prefeito Walmir Pinto, a ideia é tornar Suzano uma referência no setor, uma vez que o investimento representa um passo importante para o fomento das produções artísticas no município.


“Com esse novo espaço, Suzano tem potencial para avançar no setor audiovisual, colocando a cidade em um novo patamar e permitindo criação da nossa Film Commission. A comissão organizada é voltada ao incentivo de produções locais, justamente por meio da assistência e suporte aos projetos. Para além da Cultura, a iniciativa impacta positivamente o turismo, o comércio local e outros setores de importância para o município”, detalhou.

A cerimônia de inauguração deve contar com a participação especial do produtor e ator de cinema Daniel Torres. O profissional é produtor do filme “O Pântano do Morto”, que terá cenas rodadas na cidade de Suzano, sendo o primeiro filme a inaugurar a Suzano Film Commission, com o suporte do Polo de Audiovisual.


O prefeito Rodrigo Ashiuchi destacou a importância do equipamento e do fomento às políticas de incentivo à Cultura. “Seguimos nessa retomada das atividades após a Covid-19, que tem sido uma das maiores crises dos últimos tempos. A pandemia impactou toda a sociedade e a Cultura foi um dos setores mais atingidos. O Polo de Audiovisual vem para somar neste momento, a fim de garantir um espaço adequado e de qualidade para nossos artistas e munícipes interessados na utilização do equipamento”, disse ao pontuar que este é mais um presente que a cidade ganha neste mês de aniversário de Suzano, encerrando as comemorações de abril.


Operação

A utilização do espaço pela população será mediante chamamento público e agenda aberta, sendo o último necessário o envio de projetos para análise de portfólio e histórico de realizações do proponente. A formação de profissionais será por conta de oficinas destinadas ao público iniciante e aos profissionais já atuantes. A expectativa é de que as primeiras capacitações ocorram no início do segundo semestre.


Crédito das fotos: Andreza Rodrigues/Secop Suzano

32 visualizações0 comentário