Suzano apresenta projeto de muralismo para o Terminal Norte

Vice-prefeito e secretário municipal de Cultura, Walmir Pinto, se reuniu com representantes da Radial para discutir e aprovar o projeto


Os conceitos de “Identidade” e de “Pertencimento” devem definir o novo trabalho de muralismo do projeto Arte Pública, que será realizado no Terminal Vereador Diniz José Dos Santos Faria. É o que explica o secretário de Cultura de Suzano, o vice-prefeito Walmir Pinto, durante encontro realizado nesta semana com o gerente administrativo da Radial Transporte, Murillo da Silva.


Reunidos no Centro de Educação e Cultura Francisco Carlos Moriconi, o titular da pasta lembrou que uma série de melhorias para a mobilidade urbana do município foi anunciada no final de julho, tendo como um dos trabalhos a revitalização do Terminal Norte. “Por meio do projeto ‘Arte Pública’, vamos produzir um painel no local com apoio dos artistas locais. Queremos que seja uma obra que referencia nossa Suzano”, destacou.


Durante a reunião, a coordenadora de artes plásticas, Aline Baliberdin, explicou que a arte produzida pelos traz temas como diversidade e pertencimento. “Produzido coletivamente pelos artistas Ítalo Raphael, Niko Takaki, Raça, Racil, Ruy Guanaes e Ripa, o painel retrata culturas que fazem parte da formação da população suzanense, como comunidades japonesa e nordestina brasileira, farão ainda menção aos trabalhadores rurais da cidade e a cultura urbana que nasce nas periferias”, explicou.


Na ocasião, além de Silva, a responsável pela Comunicação da Radial, Jéssica Alves, e a arquiteta do projeto de revitalização, Lea Ikeda, conheceram o trabalho e prontamente aprovaram a obra.


O vice-prefeito, por sua vez, reconheceu o importante trabalho que a Radial está fazendo, em parceria com a gestão, em benefício à população e ressaltou que o encontro entre a concessionária e a Cultura é um marco para a cidade. “Não são todas as empresas que entendem a função da Cultura dentro dos espaços privados ou cedidos pelo poder público. O olhar sensível da Radial em buscar e valorizar a produção cultural local, através do projeto de revitalização do Terminal Norte, demonstra que a gestão pública cultural de nossa cidade caminha para a direção certa”, finalizou.


Revitalização e mobilidade urbana


No final de julho, durante cerimônia aberta no Largo da Feira, o prefeito de Suzano, Rodrigo Ashiuchi, anunciou uma série de melhorias para a mobilidade urbana do município. O pacote, que é o maior da história da cidade, prevê a criação de uma nova alça de acesso ao viaduto Leon Feffer; a revitalização do Terminal Vereador Diniz José Dos Santos Faria; a construção de um novo terminal no distrito de Palmeiras, com a oferta de mais serviços à região; além de uma nova identidade visual à frota de ônibus e aplicativos que facilitarão a rotina dos passageiros suzanenses.




Crédito da foto: Divulgação/Secop Suzano

3 visualizações0 comentário