top of page

Suzano abre inscrições para a segunda edição da mostra 'Cultura é Atitude'

Artistas locais interessados em participar podem cadastrar até dois projetos; inscrições se encerram no dia 2 de abril

A Prefeitura de Suzano abriu as inscrições para uma nova edição da mostra “Cultura é Atitude” na última quinta-feira (17/02). A medida contemplará 61 projetos de diversas linguagens, entre artes plásticas, audiovisual, dança, música, literatura, teatro e circo. Ao todo, o edital prevê destinação de R$ 100 mil para contemplar os selecionados, de acordo com cada formato.


Com a temática “100 anos depois da Semana de 22: o que ainda nos resta a devorar?”, a mostra convida os artistas da cidade a refletirem sobre a Semana de Arte Moderna e investigarem a importância deste movimento artístico em paralelo à nossa realidade atual. Os artistas suzanenses interessados em participar têm até o dia 2 de abril para se cadastrarem pelo site bit.ly/mostra-cultura.


O titular da pasta, o vice-prefeito Walmir Pinto, reforçou a importância da Semana de Arte Moderna, que aconteceu em 1922, e lembrou que ela foi um marco para a história e a cultura do País. “As produções não precisam necessariamente copiar, referenciar ou celebrar as conquistas de 22, pelo contrário, os participantes podem estimular novas perspectivas sobre o Brasil, colocar dentro de sua estética de trabalho outros encontros entre o público, a arte e a sociedade em que vivemos”, explicou.


As especificações de cada formato, os critérios de avaliação e outros detalhes sobre a mostra podem ser conferidos no edital oficial, disponível no site www.culturadesuzano.com.br. Cada participante pode inscrever até dois projetos, desde que sejam em linguagens artísticas diferentes, mas no final apenas um deles poderá ser contemplado. Não serão aceitas medidas que já foram contempladas pela Lei Aldir Blanc em Suzano ou por outras ações anteriores da Secretaria Municipal de Cultura.

A lista de projetos habilitados, selecionados, suplentes e desclassificados será disponibilizada a partir do dia 8 de abril, com possibilidade de recursos. Os dias, horários e locais de apresentação dos trabalhos serão definidos posteriormente, com previsão de execução entre maio e novembro.


“Temos um trabalho constante para atenuar os impactos da pandemia do novo coronavírus (Covid-19) no setor cultural, visto que muitos profissionais da cidade têm a arte como sua única fonte de renda. Esta nova edição do 'Cultura é Atitude' é mais uma das ações da prefeitura que geram renda e abrem espaço para os talentos locais. Além disso, a população terá novas atrações gratuitas para prestigiar, se divertir e se emocionar”, concluiu o prefeito Rodrigo Ashiuchi.



Crédito das fotos: Irineu Junior/Secop Suzano

1.502 visualizações0 comentário
bottom of page