top of page

Suzano abre exposição sobre a vida do ex-prefeito Firmino José da Costa no próximo dia 14

Mostra celebra os 102 anos do ex-chefe do Executivo e traz uma imersão por meio de fotos e documentos da época


A Prefeitura de Suzano, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, realiza na próxima terça-feira (14/09) a abertura da exposição “Prefeito Firmino José da Costa: 102 anos de história”. A mostra ficará no térreo do Paço Municipal (rua Baruel, 501 – centro), que leva o nome do ex-chefe do Executivo, ao longo do mês de setembro.


Por meio de fotografias selecionadas do acervo pessoal da família do ex-prefeito Firmino José da Costa (1919-2009) e de documentos, como publicações impressas da época, a montagem busca retratar passagens da vida pessoal e pública do homenageado, que foi conhecido por sua simplicidade e também por projetos audaciosos que visou para Suzano.

Prefeito durante os períodos de 1961-1965, 1973-1977 e 1983-1987, Firmino foi reconhecido pelas obras que iniciou e inaugurou na cidade, além de ter sido incentivador das práticas esportivas, iniciando as obras do Ginásio Municipal Paulo Portela, hoje Complexo Poliesportivo. Além disso, ele também projetou um centro cívico para Suzano, com os três poderes: Executivo, Legislativo e Judiciário, sendo os prédios do Fórum e da atual prefeitura, concepções de seus mandatos, este último que atualmente recebe seu nome.


O visitante da mostra terá acesso aos arquivos de fotografia projetados por um televisor, a textos biográficos, painéis com recortes históricos e por arquivos de áudio, que narrarão a vida do ex-prefeito, podendo ser reproduzidos pelo celular do visitante através de QRCode.

“Nesta mostra reunimos registros que buscam retratar a personalidade de Firmino José da Costa em suas mais variadas expressões. Fotografias em ambiente familiar, em eventos públicos ou em cerimônias oficiais. Pensamos em um formato moderno para a exposição, com arquivos multimídia, mas sem perder de vista o conteúdo histórico que é o ponto alto desta exibição”, explicou a coordenadora de Artes Plásticas e curadora da exposição, Aline Baliberdin.


A diretora de Patrimônio Histórico da Cultura de Suzano, Rita Paiva, relembrou o caráter populista do ex-prefeito suzanense. “Era um entusiasta de eventos que reuniam produtos característicos da economia de Suzano, como a ‘Bienal Feira Agroindustrial e Festa da Flores’. Foi um homem que se orgulhava de manter uma vida simples, apesar de ostentar grandes planos para o desenvolvimento da cidade. Não raros são os registros em que Firmino está em meio à população em festas públicas e eventos comunitários, era admirado por essa aparente contradição: idealista audacioso e essencialmente popular”, relembrou.

Para o secretário municipal de Cultura, o vice-prefeito Walmir Pinto, a exposição é mais um dos passos que a gestão municipal dá para fortalecer as políticas de preservação e resgate da história de Suzano e dos seus mais diversos agentes. “Fico feliz de realizar essa ação. A biografia do Firmino é extensa, recheada de idealizações e conquistas. É uma história que se confunde com o desenvolvimento de nossa cidade. Por isso, faremos uma bonita celebração a ele”, disse.


Por fim, o prefeito Rodrigo Ashiuchi destacou a justa homenagem ao político, que foi visionário e um grande trabalhador. “No dia 14 de setembro, o ex-prefeito Firmino José da Costa completaria 102 anos. Por isso, estamos aqui promovendo essa exposição, com o objetivo de mostrar suas raízes, apresentando o líder que foi e as grandes conquistas para a cidade, que perpetuam até os dias de hoje em nossas vidas. Penso que preservar o passado e cuidar do presente, resulta em um futuro ainda melhor”, concluiu.


Créditos das fotos: Maurício Sordilli/Secop Suzano e Wanderley Costa/Secop Suzano


5 visualizações0 comentário
bottom of page