top of page

'Suzanime' reúne mais de 1,5 mil pessoas em dois dias e evento

Evento geek teve shows musicais e desfile de cosplayers ao longo do final de semana

A primeira edição do festival de cultura geek “Suzanime” ocorreu no último final de semana, em Suzano, com múltiplos convidados e a participação de mais de 1,5 mil pessoas. Com atividades realizadas no sábado (20/08), no Casarão das Artes, e no domingo (21/08), na Praça dos Expedicionários, o evento promovido pela Secretaria Municipal de Cultura oportunizou momentos de festa e alegria para diversos públicos, mesmo com o intenso frio registrado durante as apresentações.


O “Suzanime” teve início no sábado, com a reunião dos participantes e abertura oficial do evento no Casarão das Artes com a banda Senpai Old School, grupo geek especialista em temas vocais de animes e jogos com experiências em algumas das maiores convenções do gênero do Brasil e, mesmo no frio, o grupo esquentou os participantes com canções enérgicas. Após essa ação, o primeiro dia de evento seguiu com um bate-papo especial com os influenciadores do YouTube, Matheus Joyboy, do canal AllBlue; Guto Barbosa, criador do canal Cronosfer; e a dupla Tony Bleick e Elvis Ventura, do canal Heróis e Mais, com momentos de histórias, piadas e muita interação.


No domingo, a Praça dos Expedicionários recebeu uma série de apresentações musicais. No período da manhã, os participantes acompanharam uma exibição de taikô, típico instrumento de percussão japonês, como homenagem aos cem anos do processo de imigração a Suzano. Posteriormente, foi a vez do grupo Akatsuki Band agraciar os presentes com uma série de versões próprias de temas de abertura e encerramento clássicos de produções como Power Rangers, Cavaleiros dos Zodíaco e Naruto. Encerrando a participação musical, a Hyper Sonora Orchestra reproduziu músicas clássicas de filmes e games com um toque erudito para emocionar a todos.


O grande momento que encerrou o evento foi o desfile de cosplayers, que reuniu artistas profissionais e amadores de todo o Alto Tietê para exibir suas fantasias e trabalho. Com personagens das mais variadas mídias sendo avaliados pelos jurados do festival, o grande vencedor do concurso foi o jovem Hércules Pinheiro, que representando o icônico vilão da franquia de filmes “Sexta-Feira 13”, Jason Voorhees, recebeu a honraria máxima no alto do pódio. O segundo lugar ficou com Juliana Mendes, que se produziu como Sakura Kinomoto, protagonista do anime “Sakura Card Captors”, enquanto a terceira posição ficou com Paulo Vitor dos Santos, representando o assassino de aluguel John Wick, personagem da franquia de filmes de mesmo nome estrelada por Keanu Reeves.


Continuação para 2023


De acordo com o secretário municipal de Cultura, o vice-prefeito Walmir Pinto, a boa presença do público na primeira edição do evento abre portas para a continuidade da ação em 2023. “Trouxemos grandes atrações que fizeram a festa de todos, com shows musicais, bate-papo com youtubers e muita interação, especialmente com os cosplays incríveis que tivemos por aqui. Tivemos a ideia de presentear a cultura geek com esse evento e, visto que tivemos muitas pessoas aproveitando o final de semana, esperamos trazer essa atração de volta nos próximos anos”, relatou.


Para o prefeito Rodrigo Ashiuchi, a organização do evento propiciou grande presença do público, mesmo com o frio registrado em ambos os dias. “O Casarão das Artes e a Praça dos Expedicionários permitiram grandes momentos de festa e celebração de uma cultura plural, que reúne várias pessoas com uma mesma paixão. Vimos muitos jovens se divertindo com os amigos e criando novos vínculos a partir da cultura pop e, por isso, temos orgulho em dizer que somos uma cidade que recebe e respeita todas as formas de expressão. Agradeço ao vice-prefeito Walmir Pinto e aos convidados por oferecer essa grande experiência à nossa cidade”, afirmou.




Crédito das fotos: Gabriel Lima/Cultura Suzano e Julia Amaral/Cultura Suzano

16 visualizações0 comentário
bottom of page