top of page

Sistema possibilita acesso ao acervo virtual das bibliotecas de Suzano

Em razão da pandemia, das seis unidades municipais, apenas a do Centro Cultural Moriconi está atendendo presencialmente


O funcionamento das bibliotecas públicas de Suzano continua com limitação no atendimento em razão das determinações do Plano São Paulo. Considerando a prática do isolamento e da segurança contra o novo coronavírus (Covid-19), uma alternativa ideal e segura para o público é a leitura virtual, por meio do acervo online, que conta com 36 mil obras.


Atualmente, das seis unidades municipais, apenas uma está atendendo presencialmente. É a Biblioteca Municipal Professora Maia Elisa de Azevedo e Cintra, localizada no Centro de Educação e Cultura Francisco Carlos Moriconi, na região central, que funciona às segundas, quartas e sextas-feiras, das 9 horas às 16h30, apenas para retirada ou devolução de exemplares, que recebem tratamento adequado de descontaminação para retornar à circulação.


Os outros locais que abrigam as bibliotecas de Suzano são o Centro Cultural Palmeiras Professor Luiz Antônio da Silva, na Vila Júlia; o Centro Cultural Boa Vista Nelson da Cruz, na Cidade Boa Vista; o Centro Cultural Colorado Monteiro Lobato, no Jardim Cacique; e o Centro de Artes e Esportes Unificado (CEU) Alberto de Sousa Candido, no Jardim Gardênia Azul. Nenhuma está aberta para o público.


O vice-prefeito e secretário da Cultura de Suzano, Walmir Pinto, afirmou que o serviço das bibliotecas é essencial quanto ao acesso à leitura em mídias físicas, e que mesmo com todo o controle necessário para proteger a população contra a Covid-19, o trabalho segue de outra maneira.


“Hoje, com a possibilidade de leitura de forma online, estamos oferecendo essa função para o público. Mesmo por meio de uma tela, ler livros e ter contato com eles é uma experiência enriquecedora, independentemente da faixa etária da pessoa, que estará segura com este modelo” afirmou.


O catálogo virtual do Sistema Municipal de Bibliotecas possibilita o acesso aos registros bibliográficos das obras existentes nos centros culturais de Suzano. O acervo completo está disponível no hotsite da prefeitura, por meio do Sistema Alexandria (http://saas1.alexandria.com.br/suzano_web/).



Crédito das fotos: Wanderley Costa/Secop Suzano

61 visualizações0 comentário
bottom of page