top of page

Sede da Sabesp em Suzano recebe ação do projeto Arte Pública

Com participação de 18 artistas, iniciativa promove trabalhos voltados à conscientização socioambiental por meio de parceria com a empresa estadual

A Secretaria de Cultura de Suzano, por meio do projeto “Arte Pública”, deu início à pintura dos muros da sede da Divisão Regional da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), próximo ao Largo da Feira, no último domingo (03/06). Os trabalhos são de 18 artistas da cidade, que criaram painéis voltados à conscientização socioambiental.


Cada um dos selecionados foi incumbido com a missão de dar vida a um trecho do muro, podendo basear seus trabalhos nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU). Alguns dos temas incluem o combate à fome, a promoção do ensino, a garantia do saneamento básico e a defesa dos recursos naturais.


O projeto é fruto de parceria da pasta municipal com a Sabesp, que ofereceu os recursos para execução das artes. No caso desta iniciativa, William Coutinho, Ruy Guanaes, Nicolas Takaki, Gisele Lima, Jefferson Aracili, Bruno Peres, Janaina dos Santos, Ítalo Raphael, Viviane Carneiro, a Caiçaró, Gabriel Dias, Racil Saraiva, Katia Kaori Anraku, Raul Lemos, Caio Yamazaki, Jaiane Alves, Rondinelli Souza, José Carlos de Lima e Fabiano Galdino foram os artistas das pinturas.

Segundo a coordenadora de Artes Plásticas da Secretaria de Cultura, Aline Baliberdin, os trabalhos devem ser concluídos dentro de duas semanas. “Além dos murais focados nos ODS, ainda faremos a pintura do muro voltado para a rua Benjamin Constant, com um projeto do artista Fabiano Galdino. Esse último mural terá como base o processo de tratamento e distribuição de água que é realizado pela empresa”, disse.


O prefeito em exercício e secretário municipal de Cultura, Walmir Pinto, visitou o local para ver os trabalhos e ressaltou que todos representam a pluralidade e a busca de Suzano pelo desenvolvimento sustentável. “A arte é um caminho de conscientização, então ver trabalhos como estes, focados no nosso crescimento em comunhão com a natureza é algo essencial. Parabenizo a todos e agradeço a parceria com a Sabesp”, destacou.



Créditos das fotos: Mauricio Sordilli/Secop Suzano e Gabriel Lima/Cultura Suzano

11 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page