top of page

Secretaria promove circuito cultural para 400 alunos de escola Toshio Utiyama

Quatro turmas da unidade da rede municipal de ensino conheceram o Centro de Educação e Cultura Francisco Carlos Moriconi e seus espaços

A Secretaria Municipal de Cultura promoveu nesta quinta-feira (13/10), no Centro de Educação e Cultura Francisco Carlos Moriconi, um dia de atividades especiais para 400 alunos da Escola Municipal Toshio Utiyama. O objetivo foi oferecer um circuito cultural para proporcionar às crianças o contato com as diversas linguagens artísticas e seus espaços de forma que elas possam ter uma vivência em torno da dança e da contação de histórias.


Na ocasião, quatro turmas do ensino infantil e fundamental da instituição tiveram acesso a apresentações de dança e exposições de artes plásticas em alusão à “Semana da Criança”, pensada como parte das comemorações do Dia das Crianças, celebrado em 12 de outubro (quarta-feira).


Cada turma teve acesso a quatro atrações em diferentes espaços dentro do centro cultural. A primeira se tratou de uma roda para contação de histórias, sendo a principal a aventura “Jujuba e a pipa da esperança”, com uma mensagem importante para construir um bom futuro para a sociedade. Na sequência, as turmas foram divididas em duas, com uma sendo agraciada com a oportunidade de visitar uma exposição de artes plásticas, enquanto a segunda conheceu os diferentes espaços da unidade, incluindo a sala para treino de ballet. Mais tarde, os grupos se revezaram de forma que pudessem trocar as atividades.


Ao final, os alunos voltaram a se reunir, desta vez no Anfiteatro Orlando Digenova, para a última das atividades, onde acompanharam apresentações de ballet e de percussão corporal, ações estas que foram promovidas pelos alunos do centro cultural. Cada turma percorreu o circuito em 1h15, totalizando cinco horas de ações no espaço municipal.


Na visão do secretário municipal de Cultura, o vice-prefeito Walmir Pinto, apresentar um pouco da produção cultural realizada em Suzano significa mostrar o valor da arte e criar elos dos estudantes com as diferentes formas de expressão. “Muitas crianças não conhecem ou não tiveram a oportunidade de ver uma exposição ou, ainda, de ter a vivência na participação de um circuito como esse. Oferecer essas atividades para que os pequenos tenham um contato aproximado com as produções municipais é um verdadeiro presente”, comentou.




Crédito das fotos: Douglas Vince/Cultura Suzano

9 visualizações0 comentário
bottom of page