top of page

Projeto Arte Pública revitaliza muro de templo budista de Suzano

Instituição do centro da cidade recebeu intervenção artística de grafiteiro suzanense


O Projeto Arte Pública, da Secretaria de Cultura de Suzano, realizou na última semana a entrega de um novo mural na cidade, desta vez no Templo Honpa Hongwanji, em trecho da rua Armando Salles de Oliveira, no centro. A pintura, de 36 metros quadrados, foi feita pelo artista plástico Fabiano Galdino. A iniciativa tem como objetivo revitalizar pontos da cidade e valorizar os artistas locais.


Após cerca de 15 dias de trabalho, o muro externo da lateral do espaço recebeu a imagem de um tsuru, ave que tem simbolismo importante para a tradição japonesa, representando a longevidade. A ocasião contou com a presença do prefeito Rodrigo Ashiuchi; do chefe da pasta de Cultura, o vice-prefeito Walmir Pinto; do vereador Artur Takayama; do presidente do templo budista, Luiz Kagohara; e de demais diretores da instituição.


O projeto da administração municipal tem como objetivo a democratização das artes plásticas, disponibilizando-as em locais de fácil acesso para toda a população. A iniciativa envolve um grupo de artistas locais e de outras cidades do Alto Tietê. As artes apresentam manifestações criativas ligadas tanto à cultura urbana quanto ao patrimônio histórico e cultural de Suzano.


Coordenado pela artista plástica Aline Baliberdin, o Arte Pública já realizou intervenções em mais de 50 locais de Suzano desde 2017. Diversos espaços passaram a contar com obras de artistas plásticos e urbanos, como a Praça Cidade das Flores, a sede do Procon, o Centro de Educação e Cultura Francisco Carlos Moriconi, a Escola Municipal Antônio Marques Figueira e, recentemente, o muro que cerca a linha férrea da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM).


O titular da Cultura, o vice-prefeito Walmir Pinto, parabenizou o grafiteiro pelo excelente trabalho, uma homenagem que dialoga com as raízes e crenças deste templo tão tradicional da cidade. “Seguimos sempre com diálogo próximo com os profissionais para continuar estimulando as práticas e fomentando a cultura em Suzano. Fico feliz de acompanhar a entrega de mais um espaço recriado com mais cor e mais beleza”, disse.


Para o chefe do Executivo, o projeto tem colocado o município em um lugar de destaque nas ações de muralismo em todo o País. “Este é um trabalho extremamente importante, tanto para a valorização de nossos artistas, que têm um potencial enorme e merecem o devido reconhecimento, como para levar a arte para onde o público está. As pinturas estão localizadas em espaços com fluxo constante de pessoas, com isso garantimos o acesso da população às intervenções artísticas e renovamos as paisagens de Suzano”, concluiu.



Crédito das fotos: Wanderley Costa/Secop Suzano

15 visualizações0 comentário
bottom of page