top of page

Parque Max Feffer abre exposição fotográfica ‘A mulher do circo’ neste sábado

Painéis de quase dois metros de altura, que exibirão registros de 24 artistas circenses pelo fotógrafo Robson Regato, serão lançados às 15 horas, próximo ao Suzano Skate Park


O Parque Municipal Max Feffer (avenida Senador Roberto Simonsen, 90 - Jardim Imperador) abrirá oficialmente a exposição “A mulher do circo” neste sábado (19/08), às 15 horas, próximo ao Suzano Skate Park. No espaço, será exibido até o dia 14 de setembro o registro de 24 artistas circenses pelo fotógrafo Robson Regato, de Mogi das Cruzes. A visitação será aberta ao público e poderá ser conferida durante o horário de funcionamento do parque, entre 9 e 17 horas.


Neste evento de lançamento, além do autor das fotos, estarão presentes a supervisora de Cultura, Márcia Belarmino; o coordenador de Circo e a coordenadora de Artes Plásticas da pasta, Gil Ferreira e Aline Baliberdin; e uma das artistas fotografadas, Thaís Guerra. O projeto foi contemplado pelo Programa de Ação Cultural (ProAC) Editais/2022, de realização do governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, e conta com a produção executiva de Roberta Regato.


A mostra contará com painéis de quase dois metros de altura e fotos impressas em lona, que ficarão dispostas em forma circular, remetendo a um picadeiro. As imagens retratarão artistas de diferentes idades, com variadas técnicas circenses. Na exposição, também foi dedicado um espaço para homenagens à primeira mulher de que se tem notícia a se apresentar em um globo da morte, Marília de Dirceu (Marília Pereira Pinto), de 90 anos, que também exerceu as funções de acrobata e trapezista.


“A ideia começou em 2022, quando fotografei a abertura do Festival Internacional do Circo, no Centro de Memória do Circo, em São Paulo, cujo tema foi a mulher do circo. Fiquei maravilhado com as apresentações das artistas, que me despertaram um forte desejo de buscar ainda mais aquelas imagens. Esta exposição proporciona uma oportunidade de revelar a coragem e ousadia das mulheres, principalmente pelos instantes de convívio com pessoas que acreditam no talento”, conta Robson Regato.


A produtora executiva da exposição, Roberta Regato, afirma que a mostra marca o protagonismo que as mulheres adquiriram no contexto desta atividade artística. “ A mulher tem e sempre teve papel fundamental no circo, mas foi ganhando destaque e autonomia aos poucos. O que antes eram apenas alguns números de dança e bailado, agora tomou o centro dos palcos. Nós quisemos valorizar as conquistas da mulher, o empoderamento feminino. O projeto tem como objetivo trazer à tona essa realidade, que muitos não têm consciência”, diz a produtora.


O vice-prefeito e secretário municipal de Cultura, Walmir Pinto, destaca que essa mostra é mais um grande presente para a população. “Os munícipes que forem visitar a exposição durante o mês, em que ficará disponível no Parque Max Feffer, serão apresentados a um trabalho com inúmeros significados artísticos. Além do registro fotográfico em si, que é admirável, poderão ser observados, com detalhes, os movimentos das artistas circenses, que por vezes passam despercebidos durante as apresentações. As pessoas ainda poderão conferir a atuação das mulheres dentro deste contexto, que agregam significativamente para as produções”, ressalta Walmir.




SERVIÇO


Exposição fotográfica: “A Mulher do Circo”, com fotos de Robson Regato e produção de Roberta Regato


Visitação: de 15/08 a 14/09, com abertura oficial no dia 19/08, às 15 horas


Horário: Diariamente, das 9 às 17 horas


Local: Parque Municipal Max Feffer


Descrição: 24 artistas circenses, de diferentes idades e técnicas, foram clicados pelo fotógrafo mogiano Robson Regato, que expõe a beleza de suas artes em paineis de quase dois metros de altura, com fotos impressas em lona. A mostra ficará disposta em formato circular, remetendo a um picadeiro, com elementos tradicionais do circo.




Crédito das fotos: Douglas Vince/Cultura Suzano

13 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page