top of page

No Dia Nacional do Teatro, Cultura exalta ações desenvolvidas ao setor em Suzano

Município já formou mais de 500 alunos nos últimos anos e segue com ações de estímulo às produções artísticas locais

Em razão do Dia Nacional do Teatro, comemorado neste domingo (19/09), a Secretaria de Cultura de Suzano realizou um balanço sobre os avanços promovidos no setor. Desde 2017, a administração municipal tem estimulado o cenário artístico com diversos tipos de ações de incentivo. Em quatro anos, mais de 500 alunos foram formados em oficinas de interpretação nos centros culturais da cidade.

Em constante articulação para fomentar a cultura pelas comunidades, a pasta segue atuante mesmo durante a pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Em abril deste ano foi realizada a 10ª edição da Mostra de Referências Teatrais, que compôs o calendário de festividades dos 72 anos de emancipação político-administrativa de Suzano. A ação foi transmitida nas redes oficiais da prefeitura e levou seis espetáculos para o público de forma acessível e totalmente gratuita. As obras originais e interpretações foram feitas por artistas e grupos teatrais que se estabeleceram como referência na cidade.

Outro destaque ficou por conta da mostra virtual Cultura é Atitude, que recebeu 11 projetos do segmento, além de inscritos em outras áreas. Ao todo, mais de cem artistas participaram. O projeto foi criado com a premissa de fortalecer o cenário cultural do município, utilizando a visibilidade das mídias sociais da administração municipal para ampliar o alcance das produções regionais. Os trabalhos trouxeram reflexões sobre a vivência dos profissionais do setor neste período repleto de adversidades, como as “fake news”, o negacionismo, a luta contra os direitos à vida e o isolamento social.

O coordenador de Teatro da pasta, Drico de Oliveira, pontuou que desde 2017 foram mais de cem espetáculos apresentados na cidade, promovidos pela Secretaria de Cultura com o apoio de diversos parceiros. Ele ainda reforçou a importância das políticas públicas para fomentar a atividade, pois mantém a arte viva e presente no cotidiano do município.

Ao longo dos anos, a pasta realizou várias ações de incentivo ao teatro e seus artistas locais. O Projeto “O Palco É Nosso” foi uma delas. A iniciativa aproximou o público dos artistas e impulsionou as produções locais. Apesar de serem gratuitas para a população, as atrações geraram visibilidade e renda para os atores, com base em acordo oficial com a pasta responsável. As atividades foram interrompidas em 2020 em razão da pandemia da Covid-19.

Para além de fortalecer a atuação dos profissionais, a administração municipal investiu no incentivo e na capacitação de novos atores. Por meio de oficinas de interpretação, oferecidas nos vários centros culturais da cidade, mais de 500 alunos se formaram nos últimos anos, contribuindo para o potencial das artes cênicas em Suzano. Assim como outras ações, esta também foi interrompida devido ao isolamento social, mas deve retornar conforme a progressão das medidas de combate ao novo coronavírus.

Para o vice-prefeito e secretário de Cultura de Suzano, Walmir Pinto, o teatro é uma forma não apenas de divertir, mas de inspirar e emocionar a todos. É uma expressão cultural viva e dinâmica que deve ser valorizada e estimulada. “Essa vertente artística é uma das linguagens que nós mais estimulamos no município. Seguimos desenvolvendo projetos e pensando em novas possibilidades para este e o próximo ano, principalmente para o tão esperado contexto pós-pandemia. O teatro é parte fundamental da cultura de Suzano, e seguimos comprometidos com o seu crescimento”, concluiu.



Crédito das fotos: Wanderley Costa/Secop Suzano

21 visualizações0 comentário
bottom of page