top of page

Mostra ‘Olhares da Infância’ apresenta obras de alunos do Boa Vista

Trabalhos foram realizados por 30 estudantes da Escola Municipal Vereador Waldemar Calil; iniciativa pode ser conferida até o final deste mês

O Centro de Educação e Cultura Francisco Carlos Moriconi realizou na tarde desta terça-feira (13/06) a abertura da exposição “Olhares da Infância”, exibição desenvolvida por 30 estudantes da Escola Municipal Vereador Waldemar Calil, do bairro Cidade Boa Vista. A atividade, promovida pela Secretaria de Cultura de Suzano, se estende até o dia 30 de junho e pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 9 às 19 horas. O público que for ao espaço poderá apreciar as pinturas e desenhos que destacam as experiências vividas pelos estudantes na infância.


A iniciativa surgiu por meio do projeto “Mochilas Pedagógicas” e foi desenvolvido pelos professores Vitor de Lima Santos e Gisele Martins, além da coordenadora Maria Remesso, e busca resgatar o gosto pelas artes visuais em um mundo imerso em tecnologias. A iniciativa também trouxe momentos de desenhos livres, chamados de “Desenhaço”, momento em que a escola deixa suas atividades habituais para estimular e desenvolver a criatividade por meio deste tipo de produção.


Cada obra carrega histórias de crianças que, sensivelmente, trouxeram uma perspectiva da infância frente ao mundo, com a produção de itens que trazem questionamentos sociais acerca desta fase da vida. A unidade de ensino ainda buscou realizar oficinas em que a criatividade foi fomentada a partir do da troca e da observação, direcionando seus sentimentos e expressões em uma tela, sem a necessidade e obrigação da realização de uma tarefa.


De acordo com o prefeito em exercício e secretário municipal de Cultura, Walmir Pinto, a mostra busca dar voz ao público infantojuvenil. “Com certeza, é importante valorizar a perspectiva e visão de mundo das crianças, principalmente da nossa rede de ensino. Por meio de ações de educação ativa como esta, é possível potencializar a comunicação e, ao mesmo tempo, criar uma relação de afetividade entre aluno e instituição, movimento que garante o entendimento, compreensão e observação dos sentimentos dos jovens. A mostra visa destacar exatamente estas emoções, por isso, convido a todos para prestigiar”, disse Walmir.


O Centro de Educação e Cultura Francisco Carlos Moriconi está localizado na rua Benjamin Constant, 682, no centro da cidade.



Crédito das fotos: Gabriel Lima/Cultura Suzano

14 visualizações0 comentário
bottom of page