top of page

Intervenções culturais em espaços públicos marcam início da ‘Semana de 22’ em Suzano

Atividades alusivas ao movimento modernista seguem até dia 27 de março; exposições e oficinas são gratuitas e abertas ao público


A Secretaria Municipal de Cultura deu início nesta quinta-feira (24/03) a programação especial ao centenário da Semana de Arte Moderna, que presta homenagem ao marco histórico inaugural do movimento modernista no País. Em Suzano, o primeiro dia foi marcado por intervenções culturais no Paço Municipal Prefeito Firmino José da Costa e na Praça dos Expedicionários, além da abertura das exposições e atividades comemorativas no Teatro Municipal Dr. Armando de Ré.


Para relembrar o evento que buscou introduzir tendências de um novo século em todas as expressões culturais brasileiras, a pasta reuniu diversas linguagens artísticas em uma apresentação única para a população. Assinada pelos diretores de arte Márcia Berlarmino, Drico de Oliveira e Gil Ferreira, a obra foi exposta nos espaços públicos de Suzano por 12 artistas da cidade, por meio de uma performance que conta como a “Semana de 22” retirou os profissionais das ruas e os integrou aos espaços teatrais.


Concomitante a essas intervenções, o Teatro Municipal Dr. Armando de Ré (rua General Francisco Glicério, 1.354 – Centro) recebeu a intervenção Barroco Literário, da Associação Cultural Literatura no Brasil, e o Sarau na Galeria, além das apresentações circense “Cristiane, Circo Moscou” e de dança com “Sonhos Lúdicos”, por Rafael Abreu. A tradicional exposição da Mostra Cultura é Atitude também foi aberta e segue disponível até o fim da programação, no próximo domingo (27/03).


Neste período, o público poderá acompanhar os trabalhos de artistas locais que relembram e prestigiam as influências culturais modernistas, com a temática “Só a antropofagia nos une (?)”. No sábado (26/03), a pasta oferece outras manifestações artísticas de dança “Olhares por Degas: Movimento de um cotidiano” e “Do Romantismo ao Neoclassicismo” por Bruna Martins.


Para finalizar as celebrações no domingo (27/03), Suzano conta com as apresentações de música do Instituto Fama com clássicos do Heitor Villa Lobos e Mário de Andrade, importantes nomes do movimento que surgiram como expoentes da produção intelectual brasileira, como Oswald e Mario de Andrade e Victor Brecheret.


Para o titular da pasta, o vice-prefeito Walmir Pinto, a programação especial é um presente para os munícipes, tendo em vista que é uma oportunidade para relembrar a construção de trajetória de 100 anos. “A equipe realizou um levantamento com as principais obras e artistas que personificam o espírito do modernismo no Brasil, para retratar aos suzanenses a verdadeira essência da Semana de Arte Moderna. Os visitantes poderão vivenciar a experiência de forma integral e valorizar a história”, afirma.


Todas as atividades são gratuitas e abertas ao público. Para mais informações, a Secretaria Municipal de Cultura está disponível no telefone (11) 4747-4180 ou na altura do número 682 da rua Benjamin Constant.


Créditos das fotos: Andreza Rodrigues/Secop Suzano e Maurício Sordilli/Secop Suzano

43 visualizações0 comentário
bottom of page