Exposição ‘Tramas Femininas’ marca programação alusiva ao Dia da Mulher

Visitação à mostra segue de segunda a sexta-feira, das 9 às 19 horas, até o dia 31 de março, no Centro Cultural Moriconi

O Centro de Educação e Cultura Francisco Carlos Moriconi (rua Benjamin Constant, 682 – Centro) recebe a exposição “Tramas Femininas” até o final de março. A mostra, inaugurada na noite da última sexta-feira (04/03), marca o início da programação alusiva ao Dia Internacional da Mulher (08/03). Ao longo deste mês, a Prefeitura de Suzano promove uma série de ações e atividades voltadas à temática.

A cerimônia de abertura da exposição foi prestigiada pelo prefeito de Suzano, Rodrigo Ashiuchi, e pela primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Larissa Ashiuchi. O encontro também contou com a presença do secretário municipal de Cultura, o vice-prefeito Walmir Pinto.

Na oportunidade, o público presente pôde conferir pela primeira vez a mostra, que reúne obras de 31 artistas contemporâneas de Suzano e região. De acordo com o chefe da pasta, o trabalho aborda temas universais, desde a visão cotidiana até assuntos mais profundos e inerentes ao universo feminino. “Nossa proposta é reforçar o protagonismo feminino por meio dessa visão singular que cada artista apresenta. Sem dúvida, a exposição é um grande presente para Suzano. Por isso, convido toda a população para conhecer de perto as obras e frequentar as instalações do nosso espaço cultural”, afirmou Walmir.

A mostra é apresentada por Pamella Carmo e Letícia Bernardino, contando com a curadoria de Beatriz Ataidio. A montagem é de Vinícius Ripa, sob o comando de Aline Baliberdin, que é coordenadora de Artes Plásticas da Secretaria Municipal de Cultura.

Para a primeira-dama Larissa Ashiuchi, as obras traduzem o universo feminino com uma sensibilidade ímpar. “É com muita alegria que vemos essa pluralidade na exposição. São mais de 30 artistas engajadas na mostra, mostrando a percepção sobre diferentes temas em trabalhos tão delicados e expressivos ao mesmo tempo. Essa é uma opção de cultura e lazer imperdível para março, o mês das mulheres”, destacou.

O prefeito Rodrigo Ashiuchi também parabenizou o empenho das artistas e da equipe envolvida no projeto. “A composição do espaço foi muito bem planejada, garantindo um resultado final primoroso. Essa é uma grande oportunidade para quem ainda não veio visitar o Moriconi após as reformas e modernização. A sala de exposições está mais iluminada e totalmente preparada para receber grandes trabalhos artísticos”, reforçou. O espaço segue aberto à visitação de segunda a sexta-feira, das 9 às 19 horas, até 31 de março.

Programação

As atividades planejadas pela Prefeitura de Suzano ao longo do mês março têm continuidade nesta terça-feira (08/03). O Dia Internacional da Mulher será marcado pela primeira aula da 10ª turma do curso de Promotoras Legais Populares, realizado pelo Serviço de Ação Social e Projetos Especiais (Saspe). A aula remota vai ao ar às 18h30 no canal do Youtube “TV Prefeitura de Suzano” (bit.ly/TVPrefeituradeSuzano), contando com a participação de Luiza Helena Trajano, presidente do conselho da rede Magazine Luiza e do grupo “Mulheres do Brasil”, em um bate-papo mediado pela jornalista e apresentadora Marilei Schiavi.

Ainda na terça-feira, a Secretaria Municipal de Saúde garante o atendimento de implantação do dispositivo contraceptivo para mulheres em situação de vulnerabilidade. As pacientes contempladas já foram contatadas pelas respectivas unidades. No mesmo dia, a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer promove café da manhã e almoço às servidoras da pasta e a Guarda Civil Municipal (GCM) vai para as ruas em uma ação de conscientização sobre o combate à violência doméstica e familiar.

Crédito das fotos: Wanderley Costa/Secop Suzano

17 visualizações0 comentário