‘Desperta Cidade das Flores’ é o tema do novo painel do Arte Pública

Trabalho será composto pela imagem da estação de Suzano, a igreja matriz, o Torii e uma criança com uma flor nas mãos


Com o tema “Desperta Cidade das Flores”, a Secretaria de Cultura de Suzano, por meio do projeto Arte Pública, entregará neste domingo (11/04) um novo painel para Suzano. A pintura está sendo feita no muro do Centro de Educação e Cultura Francisco Carlos Moriconi, na parte lateral do prédio, que fica na altura do número 207 da rua Vinte e Sete de Outubro. Serão 120 metros quadrados de pintura feita pelos artistas plásticos Vinicius Ripa e Racil Saraiva.


A imagem que a população de Suzano verá é composta com o plano de fundo da junção das imagens da estação de Suzano, a igreja matriz e o Torii-portal, símbolo da cultura japonesa. Já em primeiro plano, uma menina simboliza o futuro, com referência ao trecho do hino da cidade "trouxeram nas mãos uma flor". A arte foi idealizada como um presente para cidade, em celebração aos 72 anos de emancipação político-administrativa.


A coordenadora de artes plásticas da Cultura suzanense, Aline Baliberdin, destaca que o objetivo do mural é trazer o máximo de elementos representativos da cidade. "Pensamos em uma forma de homenagear Suzano, no mês do aniversário de sua emancipação, com uma arte moderna que mistura linguagens da arte urbana e cheia de significados para munícipes e para quem ama a cidade", destacou.


O secretário municipal de Cultura e vice-prefeito, Walmir Pinto, relembra que o Arte Pública, desde sua origem, sempre propôs em colocar nas obras pintadas na cidade elementos representativos e enaltecedores culturais do município. “Suzano foi construída por diversas culturas. Do inglês Henry Barwell, passando pelas colônias italiana, japonesa e libanesa até os migrantes nordestinos. Nossa cidade é recheada de tradições e costumes e o papel da cultura é não deixar que essas manifestações se percam nos ruídos do tempo”, concluiu.



8 visualizações0 comentário