top of page

Cultura terá nova etapa do programa ‘Viagem Literária’ nesta sexta-feira

Atividade gratuita destinada principalmente ao público infantil ocorrerá na biblioteca do Centro de Educação e Cultura Francisco Carlos Moriconi, das 9 horas às 10h20 e das 14 horas às 15h20

A Secretaria de Cultura de Suzano, por meio de um convênio com a Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa, receberá a apresentação da dupla “Mandingueiras da Pracinha” nesta sexta-feira (25/08). A atividade, que faz parte do programa “Viagem Literária”, ocorrerá na Biblioteca Municipal Professora Maria Elisa de Azevedo Cintra, localizada no Centro de Educação e Cultura Francisco Carlos Moriconi (rua Benjamin Constant, 682 - Centro), nos períodos matutino, das 9 horas às 10h20, e vespertino, das 14 horas às 15h20.


A iniciativa é destinada ao público infantil, mas os munícipes das demais faixas etárias também podem comparecer gratuitamente. Além disso, a ação visa o estímulo à leitura, literatura e, principalmente, valorização das bibliotecas públicas, por meio de diálogos capazes de despertar práticas e hábitos que incentivem a produção literária. O encontro será conduzido por Paula Castro e Camila Signorini, que atuam desde 2017 com narração de histórias, brincadeiras populares cantadas, entre outras ações.


Durante a atividade haverá mediação da leitura do livro “Num Tronco de Iroko vi a lúna Cantar”, da escritora brasileira Érika Balbino. A obra, que aborda valores como amizade, descoberta e fé, narra a história dos irmãos Cosme, Damião e Doum, que descobrem a capoeira nos encontros com Pererê, a índia Potyra e outros seres da cultura cabocla, negra e indígena.


A primeira fase deste circuito cultural denominada como “Oficinas de Escrita Criativa” foi realizada em 7 de julho, de maneira on-line, e teve foco na apreciação de diferentes estilos literários. Já esta, que é a segunda etapa, é chamada de “Contação de Histórias”, na qual os participantes farão um mergulho na literatura infanto-juvenil. Por sua vez, a terceira e última fase, que recebe o nome de “Oficinas e Encontros com Escritores”, tem previsão para ser realizada em 6 de outubro.


O vice-prefeito e secretário de Cultura de Suzano, Walmir Pinto, destacou que é importante incentivar o hábito da leitura na infância. “Nesta fase da vida é essencial desenvolver capacidades cognitivas, emocionais e sociais. Por esta razão, é fundamental que os pequenos suzanenses tenham contato com o mundo literário, de modo que diversos benefícios da vida adulta possam ser construídos a partir de agora. É isso que buscamos. Convido a todos para comparecerem nesta atividade de imersão, desenvolvimento e aprendizado”, afirmou.




Crédito das fotos: Luana Bergamini/Secop Suzano

8 visualizações0 comentário
bottom of page