top of page

Cultura recebe nova exposição de artes plásticas a partir desta sexta-feira

Mostra 'Feminina não, Natureza' conta com 14 pinturas e estará aberta ao público a partir das 19 horas

O Centro de Educação e Cultura Francisco Carlos Moriconi (rua Benjamin Constant, 682 - centro) recebe a exposição "Feminina não, Natureza" a partir das 19 horas da próxima sexta-feira (04/11), com visitações gratuitas. Os trabalhos são de autoria da artista plástica Gabriella Rocha, a Mirtilo, e contam com a curadoria de Cris Rangel, que retratam experiências pessoais sobre o que realmente é o ser feminino na sociedade atual. A mostra estará disponível para visitação até o dia 25 (sexta-feira), de segunda a sexta-feira, das 9 às 19 horas.


Esta, que é a primeira mostra individual da carreira de Mirtilo, é possível graças ao Edital Mostra Cultura é Atitude 2. Na oportunidade, o projeto expositivo propõe falar sobre temas que atravessam experiências sociais vividas pela artista enquanto mulher, trazendo contextos que dialogam com outras pessoas com vivências similares que se identificam em contato com as 14 pinturas e uma mostra interativa disponível para os visitantes.


Segundo Mirtilo, a inspiração para a criação do trabalho foi algo que todas as mulheres infelizmente sofrem em algum ponto da vida, o sexismo. "Essa exposição é baseada em um questionamento que fiz a mim mesma sobre o que seria ser feminina e o que nós, mulheres, somos além de uma visão colonial arcaica de seres feitos para ser abusados e subjugados ao ser e existir. Ou, ainda pior, simplesmente sermos vistas como um objeto pelo patriarcado. Acima de tudo, esse é um manifesto pela liberadade", relatou.


Para o secretário municipal de Cultura, o vice-prefeito Walmir Pinto, os trabalhos propõem reflexões importantes com visões de uma vida. "Contar experiências da forma que a Gabriela está fazendo pode abrir espaço para mudar uma pessoa e inspirar mudanças, algo que sempre buscamos fazer enquanto órgão público e, pessoalmente, como seres humanos na sociedade. Parabenizo-a pelo belo trabalho e convido a todos para prestigiar ao longo dos dias de exposição", comentou.



Crédito das fotos: Wanderley Costa/Secop Suzano

9 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page