Cultura recebe 90 inscrições para o Conselho Municipal

Do total, 54 são referentes ao Fórum Setorial de Linguagens Artísticas e 36 são dos Fóruns Regionais

A Prefeitura de Suzano encerrou na última semana as inscrições para participação do Conselho Municipal de Política Cultural. Ao todo, 90 inscrições foram acolhidas, sendo 54 do Fórum Setorial de Linguagens Artísticas e 36 das regionais. A definição será firmada por meio de votação e deve chegar ao fim no próximo sábado (14/08).

Segundo o coordenador de Projetos e Editais da pasta, Fernandes Júnior, o processo de votação para eleger os titulares e suplentes será feito dentro da cada um dos fóruns setoriais, que englobam Artes Cênicas (Teatro, Circo e Dança), Música, Leitura e Literatura, Artes Visuais (Audiovisual e Artes Plásticas) e Cultura Popular. Já os regionais referem-se à malha central, ao distrito de Palmeiras e à região norte.

“No último dia 7 demos início ao processo de votação que se estende até sábado que vem. Nossa expectativa é de que todo o processo de construção do Conselho Municipal de Política Cultural chegue ao fim em 28 de agosto, quando todos os conselheiros tomarão posse em um encontro no Teatro Municipal Armando de Ré”, disse.

O Conselho Municipal de Política Cultural é um órgão composto por oito representantes do Poder Público e oito da sociedade civil, sendo um conselho consultivo, deliberativo, normativo, fiscalizador e avaliador das políticas públicas da cidade, prezando pela promoção, incentivo e fortalecimento do cenário cultural.

O órgão é regulamentado pela Lei Municipal nº 5.287, de maio de 2021, referente ao Sistema Municipal de Cultura, que integra as diretrizes nacionais, sendo a principal ferramenta das políticas públicas do segmento, estabelecendo mecanismos de gestão compartilhada com os demais entes federados e a população.

O secretário municipal de Cultura, o vice-prefeito Walmir Pinto, ressalta que a formatação do Conselho Municipal de Política Cultural é de extrema importância para a implementação de políticas públicas culturais da cidade. “O conselho coloca o artista como parte protagonista de certas decisões importantes que serão tomadas ao longo da gestão. Por isso a participação da classe é importante para que não falte debates qualificados para a implementação de políticas públicas culturais em nossa cidade”, finalizou.


Crédito das fotos: Wanderley Costa/Secop Suzano

13 visualizações0 comentário