top of page

Cultura reabre o Cineteatro Wilma Bentivegna nesta quinta-feira (28/10) com o filme Doutor Gama

O filme conta sobre a vida do escritor, advogado, jornalista e abolicionista Luiz Gama; após a apresentação vai rolar um bate-papo com a atriz Teka Romualdo e com o educador popular Douglas Belchior


A Secretaria de Cultura de Suzano anunciou o retorno das atividades do Cineteatro Wilma Bentivegna (rua Paraná, 70-Centro) para essa quinta-feira(28/10). Ele estava fechado há um ano e meio por conta da pandemia do novo coronavírus (Covid-19). E para marcar esse momento histórico, às 19 horas, o equipamento recebe o filme nacional, Doutor Gama, que foi lançado em agosto de 2021.


Doutor Gama é um filme biográfico sobre a vida do escritor, advogado, jornalista e abolicionista Luiz Gama, uma das figuras mais relevantes da história brasileira. Ele utilizou todo seu conhecimento sobre as leis e os tribunais para libertar mais de 500 escravos durante sua vida. Nascido de ventre livre, Gama foi vendido como escravo aos 10 anos para pagar dívidas de jogo de seu pai, um homem branco. Mesmo escravizado, ele conseguiu se alfabetizar, assim conquistou sua liberdade, se tornando um dos mais respeitados advogados de sua época.


Quem assina a direção é Jeferson De. Conhecido também pelo filme M8 – Quando a Morte Socorre a Vida (2020). No elenco, nomes da dramaturgia e do cinema nacional. Como, Cesar Mello, Pedro Guilherme, Angelo Fernandes, Zezé Mota, entre outros.


Para participar o interessado tem que se inscrever no link (https://forms.gle/eB4fVxp4iDsfjuR17). Vale destacar que, para garantir a segurança de todos os presentes e conter a disseminação da Covid-19, o teatro contará com capacidade de lotação reduzida a 50%, ou seja,50 lugares, por isso a entrada está limitada.

Após a exibição do filme, o educador popular Douglas Belchior e a atriz que interpreta Ana, uma mulher negra escravizada que teve participação direta na educação de Luiz Gama, Teka Romualdo, farão um bate-papo com o público presente.


O titular da pasta, o vice-Prefeito Walmir Pinto, reforçou que a reabertura do Cineteatro Wilma Bentivegna marca mais um passo importante para a gestão depois de quase dois anos do absoluto fechamento dos equipamentos públicos culturais na cidade. “Nosso compromisso com a população e com os artistas de Suzano nesses mais de 18 meses de pandemia da Covid-19, foi de não deixar que a cultura parasse em nenhum momento. Nos reinventamos. E agora, com o retorno gradativo das ações presenciais, estamos preparados para marcar mais uma vez a vida dos nossos munícipes com arte”, concluiu.



Crédito para Pedro Iglesias

42 visualizações0 comentário
bottom of page