top of page

Cultura prepara programação especial em homenagem às mulheres

Atividades envolvem exposições, rodas de conversa, peças teatrais, apresentações musicais e exibição de filmes em vários equipamentos municipais

A Secretaria de Cultura de Suzano preparou uma programação especial de atividades em homenagem ao mês dedicado às mulheres. As atrações envolvem exposições, rodas de conversa, peças teatrais, apresentações musicais e exibição de filmes em vários equipamentos municipais. A entrada é livre para todo o público.


O Centro de Educação e Cultura Francisco Carlos Moriconi (rua Benjamin Constant, 682 - Centro) abrigará duas exposições. Uma delas, “Somos todas guerreiras”, ocorrerá entre 13 e 17 de março (segunda a sexta-feira), das 9 às 19 horas, e trará ensaios fotográficos de mulheres que venceram o câncer de mama. A segunda é a mostra “A dor e a delícia de ser o que é”, de 8 a 31 de março, também das 9 às 19 horas. Essa atração, de curadoria da fotógrafa Kelly Ramos, terá a participação de 11 artistas mulheres, que apresentarão 71 obras de artes visuais. Ainda neste espaço ocorrerá o “Projeto Ocupa Biblioteca”, nos dias 7, 14, 21 e 28 (quartas-feiras), das 19 às 21 horas. Os quatro encontros serão mediados pela escritora convidada Mericle Cássia. A obra “Niketche - Uma história de poligamia”, da escritora moçambicana Paulina Chiziane, será discutida e interpretada pelo grupo.


No Teatro Municipal Dr. Armando de Ré (rua General Francisco Glicério, 1.354 - Centro) serão realizadas peças teatrais. No dia 21 (terça-feira), às 20 horas, haverá o espetáculo “Pedaços de Memórias”, uma adaptação livre da peça teatral brasileira “Valsa nº 6”, escrita por Nelson Rodrigues em 1951. Em 22 de março (quarta-feira), às 14 horas, ocorrerá a exibição de “Professora”, da Cia. Lúdica, que aborda temas relacionados ao desejo de realização profissional e à liberdade de viver. No dia 24 (sexta-feira), às 20 horas, é a vez do espetáculo “Maria”, da Troupe Parabolandos, com um elenco integrado por mulheres para celebrar a força, promover o afeto e partilhar o olhar feminino sobre a sociedade.


Na Praça João Pessoa, será realizado em 25 de março (sábado), às 16 horas, o espetáculo “b’OLHA”. A peça estimula a reflexão sobre a ação de questionar e estourar “bolhas” de forma poética e política. Numa comunicação sensível, se dedica a discutir o encontro entre pessoas, lugares, descobertas, perguntas e reflexões, num contexto de distanciamento social.


No Parque Municipal Max Feffer (avenida Senador Roberto Simonsen, 90 - Jardim Imperador) haverá atrações musicais entre 13 e 17 horas, aos domingos. Logo no dia 5 tem “Roda de Samba”, com canções compostas por mulheres. Em 12 de março, tem o “Rock no Parque”, com apresentação de bandas onde o protagonismo é das mulheres. No domingo seguinte (19/03) é a vez de “MPB com Elas”, com cantoras da cidade e região voltada para a Música Popular Brasileira. E para fechar, no dia 26, se apresentam “As Minas do Hip Hop” Especial Mulheres.


Cinema


No Cineteatro Wilma Bentivegna, situado no Paço Municipal (rua Baruel, 501 - Centro), serão apresentados filmes que têm o protagonismo feminino como enredo. As exibições acontecem às quartas-feiras do mês de março, às 14 horas e às 19 horas. O horário da tarde faz parte da mostra “Se joga garota”, com os filmes “Moana” (01/03), “Raya e o Último Dragão” (08/03), “Valente” (15/03), “Enrolados” (22/03) e “A fuga das galinhas” (29/03). O horário da noite faz parte da mostra “Grandes Diretoras”, com os filmes “Nomadland” (01/03), “Bela Vingança” (08/03), “Encontros e Desencontros” (15/03), “As melhores coisas do mundo” (22/03), “O ano em que meus pais saíram de férias” (29/03). No dia 26 (domingo), serão exibidos novamente os filmes “Raya e o Último Dragão”, às 14 horas, e “Nomadland”, às 19 horas. Neste espaço ainda ocorrerá, em 17 de março (sexta-feira), a 4ª edição do projeto “Mulheres Fazendo História na Cidade de Suzano”, às 19 horas.


Ainda ocorrerá no Casarão da Memória Antônio Marques Figueira (rua Campos Salles, 547 - Centro) o Festival Cultura & Jazz, no dia 11 (sábado), entre 19 e 21 horas, com a atração “Forró das Minas”.


O vice-prefeito e secretário de Cultura de Suzano, Walmir Pinto, destaca que as atrações valorizam o papel da mulher na sociedade. “As atividades que serão realizadas mostram como as mulheres estão se destacando em todos os meios, produzindo arte e cultura para todos os gostos. As iniciativas vão ao encontro dos anseios femininos, de participação efetiva em todos os setores da sociedade. Nós convidamos todas as suzanenses a prestigiarem esses eventos, que estão sendo preparados com muito carinho e, certamente, vão agregar muito”, pontuou.




Crédito das fotos: Wanderley Costa/Secop Suzano

45 visualizações0 comentário
bottom of page