Cultura libera tour virtual da exposição ‘Criação’

Os 20 trabalhos das 12 artistas de Suzano e região já podem ser conferidos nos canais oficias da Secretaria de Cultura de Suzano e da Prefeitura.



A Secretaria de Cultura de Suzano

disponibilizou nesta segunda-feira (30/03), no Facebook oficial da pasta (https://www.facebook.com/culturadesuzano/videos/1138321859941898/) o tour virtual da exposição “Criação”-idealizada em referência ao Mês Internacional das Mulheres. A princípio a mostra seguirá disponível para visualização por tempo indeterminado.


O visitante virtual terá a experiência de fazer a visita pela exposição guiada pela curadora Elidayana Alexandrino. Ao todo, são 20 obras de 12 artistas de Suzano e região. “Nossa proposta é oferecer a quem estiver vendo o tour, não somente explicações referentes a cada um dos trabalhos expostos. O guia conta com explicações sobre o pré-produção da exposição, ou seja, a escolha das obras e o motivo delas; sobre a fase de produção e montagem até o momento em que detalhes técnicos e propostas dos trabalhos são apresentados ao público”, explica a curadora.

“Criação” conta com trabalhos em vídeo e áudio-poesia, impressos, fotografias e telas. Foi montada na Sala de Artes Plásticas Antônio Palomares – reformada em fevereiro deste ano – que fica dentro do Centro de Educação e Cultura Francisco Carlos Moriconi. Desde 03 de março a equipe de apoio em audiovisual da Secretaria de Cultura de Suzano tem se dedicado a gravação do tour.


A coordenadora de artes plásticas da pasta, Aline Baliberdin, destaca que o tour virtual está para além de um simples guia virtual de uma exposição. “Nossa proposta desde o princípio foi de oferecer ao visitante uma experiência imersiva; onde ele possa entender quase de forma espacial o que é esta mostra. E mais do que isso, colocá-lo para dentro dela, como se ele estivesse no local.


O vice-prefeito e secretário de Cultura de Suzano, Walmir Pinto, reforça que o tour virtual da exposição “Criação” é uma ação diferenciada da Prefeitura. “A pandemia e o isolamento social nos obrigaram a pensar em como levar cultura para cada região desta cidade por meio dos canais que a internet nos oferece. O tour virtual é início de uma nova experiência dentre outras que já aconteceram desde o ano passado”, reforça.


O chefe da pasta destaca ainda que em conversa com coordenação de linguagens culturais da secretaria, a possibilidade der ações virtuais como esta da exposição, poderão se tornar frequentes mesmo depois da abertura social.


Parceria

O projeto Mulher Artista em Rede (https://www.instagram.com/mulherartistaemrede), que tem um perfil no Instagram, contribuiu com o processo de apresentar a exposição virtualmente enquanto o tour não saía. O canal administrado por Ana Lee Garcia, Maria Carolina Ito, Mayara Durães e Sofia Tapajós fez duas lives sobre o processo criativo das artistas e um dos vídeos-poesia que estão na mostra.


25 visualizações0 comentário