top of page

Cultura lança credenciamento de produção literária em língua de sinais

Formulário para participação e o documento com as informações gerais estão presentes no site da pasta; as inscrições vão até 28 de junho

A Secretaria de Cultura de Suzano lança nesta quarta-feira (28/04) o credenciamento de produção de Contos e Poesias em Língua Brasileira de Sinais (Libras). Serão premiadas 12 obras literárias em vídeo com o valor fixo de R$ 800, que poderão ser inscritas até as 17 horas de 28 de junho, por meio do formulário presente no site da pasta (www.culturadesuzano.com.br/editais).

A inscrição para o credenciamento está dividida em duas categorias: Juvenil e Geral. A primeira é destinada para pessoas de 10 a 15 anos e a segunda para a partir de 16. Ainda serão premiados dentro destas duas categorias quatro projetos e oito, respectivamente. Para participar é obrigatório que o inscrito comprove vínculo com Suzano e, no caso de menores de idade, será preciso de uma autorização do responsável legal.

Para a inscrição, é necessário ter em mãos os documentos básicos de validade legal, como CPF, RG e um laudo atestando surdez ou deficiência auditiva. Além disso, deverá enviar o vídeo pronto em Libras com duração mínima de 3 minutos e máxima de 10 minutos. A produção poderá conter legendas e obrigatoriamente deverá ter também a gravação com o áudio da interpretação da obra, que poderá ser em off, ou seja, sem a necessidade que o candidato esteja falando ao mesmo tempo que interpreta, sendo, inclusive, permitida a narração de terceiros.

Ainda consta no credenciamento que no momento da inscrição, juntamente com o vídeo, o proponente envie o texto da poesia ou conto em português, em formato PDF, sendo que cada um poderá somente se inscrever com apenas um projeto. A pessoa que está realizando a inscrição deve ser o único autor da obra, o trabalho inscrito deverá ser uma criação individual do artista participante e o projeto precisará ser apresentado em formato de vídeo.

Caso não haja o mínimo de quatro obras de uma determinada categoria, seja por insuficiência de inscrições ou por indeferimento destas, as vagas restantes poderão ser remanejadas para outra categoria com a finalidade de se premiar 12 obras. Os critérios para avaliação e premiação dos projetos são: coesão e coerência da produção literária; uso de recursos poéticos em conformidade com a língua materna; e originalidade temática, qualidade e relevância na formação literária

O credenciamento de produção de Contos e Poesias em Libras é uma ação que nasceu entre a parceria das coordenações de Literatura, guiada pelo historiador Tiago Silva, com a de Políticas Públicas, que tem como membro o advogado Renan de Lima Franco – ambas pertencentes à Secretaria Municipal de Cultura.

O titular da Cultura suzanense, o vice-prefeito Walmir Pinto, explicou que o objetivo deste credenciamento é de fomentar a criação inédita de poesias e contos por pessoas surdas ou com deficiência auditiva. “Entendemos que iniciativas desta natureza são importantes não apenas no âmbito da acessibilidade, mas porque o patrimônio cultural de uma cidade é construído coletivamente a partir das múltiplas realidades de cada agente. Diversos estudos e ações têm mostrado o rico potencial literário da Língua de Sinais, não só pelo caráter dialógico da literatura em si, mas pela ação empoderadora da mesma a partir do protagonismo das pessoas surdas na sua feitura e adaptação de obras literárias”, explicou.



Crédito das fotos: Wanderley Costa/Secop Suzano

31 visualizações0 comentário
bottom of page