top of page

Cultura abre chamamento para uso de espaços públicos

Grupos e artistas individuais podem formalizar pedidos para utilizar os centros culturais nos próximos meses; inscrições devem ocorrer até 4 de setembro

A Secretaria Municipal de Cultura abriu um chamamento público para definir os grupos e artistas que terão o direito de utilizar os equipamentos culturais de Suzano ao longo dos próximos meses. Os interessados devem responder um formulário disponibilizado no link drive.google.com/file/d/1KkWgZ-z20M4I1c7dChO9u9hw9lRMBD6b/view?usp=sharing, que estará disponível até 4 de setembro.


Os espaços envolvidos no regulamento emitido pela pasta incluem o Centro de Educação e Cultura Francisco Carlos Moriconi, o Pavilhão Zumbi dos Palmares e os Centros Culturais Fumiko Fukushima Katsumata (Casa Branca), Professor Luiz Antônio da Silva (Palmeiras), Nelson da Cruz (Boa Vista) e Monteiro Lobato (Colorado). Por meio do chamamento, o objetivo é conferir a democratização da produção e do consumo artístico na cidade.


No formulário, é necessário inserir dados diversos do artista ou do grupo interessado como nome, e-mail, telefone de contato do membro responsável pela solicitação, além de um currículo e um portfólio. O pretendente deve indicar também o centro cultural de interesse, bem como dia e horário de preferência para uso, período estimado de utilização em semanas e o projeto da atividade proposta para o local, assim como uma oferta de contrapartida à população.


Após a inscrição, os interessados devem aguardar pela devolutiva de acordo com o cronograma previsto pela secretaria. O resultado parcial do chamamento se dará em 12 de setembro, sendo que, em casos específicos, será possível apresentar recurso entre os dias 13 e 15 do mesmo mês. O veredito quanto ao uso dos espaços será emitido no dia 19, ao passo que a ocupação terá início na semana seguinte, em 25 de setembro.


Dentro deste contexto, a secretaria também pontua uma série de normas para utilização do espaço. Segundo o regimento, algumas das regras que devem ser seguidas incluem o livre acesso de visitantes ao equipamento durante apresentações e a proibição quanto à cessão do polo ao uso de terceiros sem consulta prévia. Estas e outras infrações são passíveis de suspensão dos contratos de utilização dos ambientes por parte da Cultura suzanense.


O chefe da pasta, o vice-prefeito Walmir Pinto, explicou que todas as intenções enviadas serão devidamente analisadas, entretanto, é essencial definir uma contrapartida artística. “A cessão destes espaços objetiva democratizar o acesso e a produção cultural na nossa cidade e, para isso, faremos uma seleção adequada com base neste item que é uma garantia de promover um retorno à sociedade geral, seja por meio de workshops, oficinas, apresentações, entre outras possibilidades”, afirmou.


Informações sobre o regulamento para uso de espaços públicos culturais podem ser solicitadas por meio do email secretariadeculturadesuzano@gmail.com ou pelo telefone 4747-4180.



Créditos das fotos: Wanderley Costa/Secop Suzano, Mauricio Sordilli/Secop Suzano e Gabriel Lima/Cultura Suzano

13 visualizações0 comentário
bottom of page