top of page

Conferência Municipal de Cultura é marcada pela participação de 150 pessoas

Evento realizado no Anfiteatro Orlando Digenova, na tarde do último sábado (02/09), dialogou sobre marcos legais, participação social, patrimônio e diversidade; ação elegeu oito delegados para a Conferência Estadual

A 4ª Conferência Municipal de Cultura de Suzano, organizada pela Secretaria de Cultura de Suzano e pelo Conselho Municipal de Política Cultural (CMPC), realizada no último sábado (02/09), teve a participação de 150 pessoas. Na oportunidade, a atividade promovida no Anfiteatro Orlando Digenova, no Centro de Educação e Cultura Francisco Carlos Moriconi, elegeu oito delegados que irão representar o município na etapa estadual, sendo quatro membros da sociedade civil e outros quatro do Poder Público, todos com os seus respectivos suplentes.


No total, foram apresentadas mais de 60 propostas, entre elas a realização de um mapeamento de artistas presentes na cidade e um debate acerca de leis de fomento municipal à arte, produção de editais e incentivo para artistas LGBTQIAPN+, comunidade negra e pessoas com deficiência (PCDs). Além disso, também esteve em pauta a ampliação dos horários dos centros culturais (incluindo finais de semana), entre outras propostas.


Vale lembrar que os eixos de debate foram definidos previamente pelo Ministério da Cultura, para, posteriormente, definição das propostas que serão levadas adiante. O Eixo 1 tratou sobre “Institucionalização, Marcos Legais e Sistema Nacional de Cultura", que abordou o planejamento de ações e consolidação de uma política cultural sistêmica. Já o Eixo 2 trouxe à tona o assunto “Democratização do acesso à cultura e Participação Social", visando garantir a valorização das periferias, culturas e tradições comunitárias.


Por sua vez, o Eixo 3 destacou “Identidade, Patrimônio e Memória”, defendendo o direito à memória, ao patrimônio e aos museus. A temática “Diversidade Cultural e Transversalidades de Gênero, Raça e Acessibilidade na Política Cultural” foi conversada no Eixo 4 a fim de combater o racismo e demais preconceitos.


Finalizando a reunião, o Eixo 5 abordou “Economia Criativa, Trabalho, Renda e Sustentabilidade”, momento destinado ao enfoque na participação da cultura no desenvolvimento socioeconômico da cidade. Por fim, o Eixo 6 centrou no “Direito às Artes e às Linguagens Digitais” em sua diversidade de fazeres, do acesso a conteúdos artísticos de forma virtual e do fortalecimento deste campo cultural.


O próximo passo agora é a execução da Conferência Estadual de Cultura, em que os delegados eleitos irão defender as propostas da cidade. A data para realização do evento ainda será definida pela Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa.


Para o vice-prefeito e secretário de Cultura de Suzano, Walmir Pinto, a reunião foi muito proveitosa. “Acolhemos diversas opiniões acerca dos mais variados assuntos. Este foi um momento para entender as demandas dos suzanenses sobre os trabalhos que serão realizados no município. O próximo passo é avaliar e propor diretrizes, planejamentos e estratégias capazes de serem efetuadas em diferentes áreas culturais”, afirmou.


Estiveram presentes no evento o diretor de Cultura de Suzano, Amaury Rodrigues; a diretora de Patrimônio Histórico, Rita Paiva; o diretor executivo José Luis Spitti; e a presidente do CMPC, Teresinha Ferreira.



Créditos das fotos: Gabriel Lima/Cultura Suzano e Douglas Vince/Cultura Suzano

10 visualizações0 comentário
bottom of page