top of page

Com bordado e recicláveis, prefeitura oferece cursos gratuitos de artesanato

Instruções são organizadas pela Cultura e pelo Saspe

A Prefeitura de Suzano está com inscrições abertas para dois cursos de artesanato na cidade. O primeiro, oferecido pela Secretaria Municipal de Cultura, é a oficina “Bordando História” no Casarão da Memória, enquanto o segundo é uma nova edição dos cursos “Faça e Venda” do Serviço de Ação Social e Projetos Especiais (Saspe), com foco em peças e trabalhos feitos com papel reciclável. Ambos são gratuitos e serão realizados no próximo dia 6 (terça-feira).


Na formação programada para o Casarão da Memória, os participantes irão aprender sobre os materiais para bordado, ter contato com o primeiros pontos e um mostruário especial com técnicas para desenhos, incluindo a replicação de natureza, paisagens e arquitetura, todas com contorno e preenchimento bordado sobre papel e fotografia.


Com instruções da professora Vera Cecília de Moraes, as inscrições para a oficina podem ser feitas no espaço cultural (rua Campos Salles, 547 - centro), de segunda a sexta-feira, das 9 às 16 horas, ou por meio do telefone (11) 4748-6949, bastando informar nome completo e o RG. Ao todo, são dez vagas para a turma da manhã, das 9 horas às 11h30, e mais dez para o grupo da tarde, das 14 horas às 16h30.


De acordo com a diretora de Patrimônio Histórico e Cultural de Suzano, Rita Paiva, realizar a oficina em um espaço rico como o Casarão da Memória pode ser uma grande fonte de inspiração. “Com essa oficina mais que especial, queremos aliar conceito e criatividade para bordar histórias e criar peças lindas junto dos participantes. São 20 vagas, portanto as inscrições são limitadas, mas adianto que será um período inesquecível”, ressaltou.


Na mesma terça-feira, o Saspe inicia uma nova turma dos cursos “Faça e Venda”, com foco na produção de artesanatos em papel reciclável para geração de renda. A instrução será realizada das 13h30 às 16h30 com acompanhamento da artesã Olga Ashiuchi, que ensinará formas de produzir enfeites, embalagens e outras peças para uso doméstico, como decoração de parede, recipientes e pequenos vasos.


As inscrições gratuitas já estão abertas e os interessados podem comparecer à unidade do órgão, na rua General Francisco Glicério, 1.334, no centro, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, bastando apresentar comprovante de residência e documento de identidade para confirmar o cadastro.


Segundo a dirigente do órgão, a primeira-dama Larissa Ashiuchi, a modalidade de cursos rápidos priorizam o acesso a uma forma de aumentar sua renda com instrutores capacitados. “Temos muitos profissionais qualificados que têm como principal objetivo ajudar quem quer encontrar novas formas de gerar renda. Por exemplo, nossos cursos de artesanato contam com as aulas da professora Olga, uma artesã muito experiente e voluntariosa que sempre ajuda os participantes de forma muito amigável”, pontuou.



Créditos das fotos: Andreza Rodrigues/Secop Suzano e Wanderley Costa/Secop Suzano

17 visualizações0 comentário
bottom of page