top of page

Centro Cultural Moriconi recebe nova exposição inspirada na Semana de 22

Artes de vertente autodidata exploram atual panorama da criação cultural brasileira e estarão presentes na mostra

O Centro de Educação e Cultura Francisco Carlos Moriconi (rua Benjamin Constant, 682 - Centro) recebe a exposição “A Força do Tempo” a partir desta sexta-feira (07/10), às 18 horas. Contemplado pelo Edital Mostra Cultura é Atitude 2, o projeto de curadoria de Enzo Ferrara estará presente no espaço de segunda a sexta-feira, das 9 às 19 horas, até o dia 27 de outubro (quinta-feira) e é inspirado na icônica Semana de Arte Moderna de 1922, que propiciou profundas mudanças na cultura nacional. A entrada é gratuita.


A exposição reúne obras de 26 artistas de todo o País para criar um panorama da produção brasileira contemporânea. As pinturas trazem a estética Naïf, corrente autodidata sem padrão específico, com temas que vão desde festas populares à paisagens urbanas, folclores e temas atuais, como a questão atômica. O objetivo da exposição é promover reflexão sobre diferentes temas e possibilitar pensamentos para o futuro.


A mostra conta com uma seleção de obras de renome estadual que estiveram em outras exposições. Alguns exemplos são “Naïfs Modernos”, exibidos no Museu de Arte Sacra de São Paulo e na cidade de Socorro; “Exposição Crônicas Cariocas”, que esteve no Museu de Arte do Rio (MAR); e “Raízes da Arte Naïf”, que marcou presença no Centro Cultural Mestre Assis em Embu das Artes em agosto e setembro deste ano.


De acordo com o chefe da Cultura suzanense, o vice-prefeito Walmir Pinto, a exposição inspira reflexão e análise acerca da sociedade atual, assim como fez o histórico movimento de 1922. “No passado, artistas de diversas vertentes, como Tarsila do Amaral, Anita Malfatti, Oswald de Andrade e Mário de Andrade, conduziram o renascimento do nosso estilo artístico. Hoje, com obras reunidas e selecionadas pela curadoria vindas de vários estados, como Sergipe, Roraima,Tocantins, Rio de Janeiro, Ceará e Goiás, essa exposição busca recriar aquele sentimento, então convidamos a todos para conferirem esses trabalhos”, comentou.



‌Créditos das fotos: Wanderley Costa/Secop Suzano e Julia Amaral/Cultura Suzano

19 visualizações0 comentário
bottom of page