top of page

Centro Cultural Moriconi recebe exposição artística sobre Suzano

Lançamento da mostra de alunos do Ateliê Gilberto Mattos será nesta sexta-feira (08/04), às 19 horas


O Centro de Educação e Cultura Francisco Carlos Moriconi (rua Benjamin Constant, 682 – Centro) recebe a inauguração da exposição de arte “Sonhos e Cores na Cidade das Flores”. O lançamento está marcado para esta sexta-feira (08/04), a partir das 19 horas. A mostra, organizada pela Secretaria Municipal de Cultura junto ao Ateliê Gilberto Mattos, conta com obras de 30 alunos e serão expostas no espaço até 29 de abril, ficando disponível de segunda a sexta-feira, das 9 às 19 horas, com visitação gratuita.


Os trabalhos desenvolvidos pelos alunos têm foco no movimento surrealista da arte, com a retratação de sonhos, paisagens naturais e visuais coloridos e alegres, apresentando ênfase nas formas e imagens das flores, ponto historicamente identificado com a cidade de Suzano ao longo de seus 73 anos.


De acordo com o artista e professor da rede municipal, Gilberto Mattos, a exposição dos trabalhos de seus alunos é uma homenagem à história do município que o acolheu no início de sua trajetória. “Não nasci na cidade, mas comecei minha carreira aqui com os cursos de artes plásticas que a Cultura promovia na época. Por isso, no mês de aniversário do município, quis presentear os suzanenses junto aos alunos com esses trabalhos feitos com muito carinho”, disse.


Segundo o secretário municipal de Cultura, o vice-prefeito Walmir Pinto, a vibração das obras e a homenagem à cidade serão apresentadas no principal polo cultural de Suzano. “O Moriconi traz a presteza e a veia cultural de nossa cidade, estando aberto às mais diferentes formas de expressão. As obras dos alunos do Gilberto homenageiam nossa cidade mostrando seu espírito e beleza. Então, convidamos a todos para ver esses trabalhos”, disse.


Gilberto Mattos

Nascido na cidade de Marília, interior de São Paulo, aos 16 anos deixou sua cidade e veio para Suzano, onde iniciou curso de pintura em tela na Secretaria Municipal de Cultura em 1979. Montou seu primeiro ateliê aos 21 anos, na década de 1980, período no qual também se formou na Escola Panamericana de Artes de São Paulo.


Desde então, Mattos ministra aulas tanto na Secretaria Municipal de Cultura quanto em seu próprio Ateliê, tendo participado de inúmeras exposições nacionais e internacionais, conquistando diversos prêmios no processo.





Crédito das fotos: Wanderley Costa/Secop Suzano

60 visualizações0 comentário
bottom of page