top of page

Centro Cultural Moriconi recebe exposição fotográfica de povos quilombolas

Mostra gratuita tem início nesta sexta-feira (09/09) com curadoria de Beatriz Ataidio e Adriana Vichi

O Centro de Educação e Cultura Francisco Carlos Moriconi (rua Benjamin Constant, 682 - Centro) recebe a exposição fotográfica “Os ventos sopram rosa” a partir desta sexta-feira (09/09). Com retratos da realidade de grupos marginalizados de várias regiões do Brasil, os trabalhos estarão no espaço municipal até o dia 29 de setembro (quinta-feira), das 9 às 19 horas, de segunda a sexta-feira. A visitação é gratuita.


Contemplada pelo edital “Cultura é Atitude”, a exposição, de curadoria das fotógrafas Beatriz Ataidio e Adriana Vichi, traz registros fotográficos inéditos de comunidades quilombolas e ribeirinhas de diversos locais produzidos entre os anos de 2017 e 2021, proporcionando visões diferentes do País e de sua complexidade.


Segundo Adriana, o processo criativo por trás dos retratos e da criação da exposição trouxe um efeito novo à dupla. “A Beatriz e eu trabalhamos juntas neste processo de forma livre e fluida, buscando retratar essas realidades da melhor forma possível. Foi um processo de quatro anos que gerou muita reflexão e análise, mas, acima de tudo, nos transformou. Espero que os visitantes também tenham parte dessa experiência conosco”, contou.


De acordo com o vice-prefeito e secretário de Cultura de Suzano, Walmir Pinto, esta será uma experiência única. “Conhecer algumas realidades pode ser necessário para termos mais atenção e criar mais empatia, mais compaixão e ter uma nova forma de encarar a realidade. É justamente disso que esta exposição trata, então convido a todos para conhecerem essas peças”, afirmou.




Crédito das fotos: Wanderley Costa/Secop Suzano e Gabriel Lima/Cultura Suzano

25 visualizações0 comentário
bottom of page