top of page

Centro Cultural Colorado recebe circuito de cinema movido a energia solar

Exibições especiais acontecem neste domingo (11/12) com foco curtas metragens infantojuvenis; projeto ainda explica como funciona o sistema de armazenamento de energia

O Centro Cultural Colorado Monteiro Lobato (rua Domingos Vitorino, 68 - Jardim Cacique) recebe o projeto “CineSolar” para duas sessões de cinema com foco em trabalhos infantis neste domingo (11/12), a partir das 18 horas. O projeto, fruto de parceria da Secretaria Municipal de Cultura, com apoio do grupo Meta e da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), tem entrada gratuita para munícipes de todas as idades acompanharem as atrações.


Com sessões às 18 e 19 horas, o “CineSolar” exibe curtas-metragens infantojuvenis em parceria com a produtora Ciranda de Filmes, além de outros dois especiais produzidos por estudantes da Escola Municipal Antônio Maschietto, localizada no bairro Jardim Santa Inês, com foco em assuntos socioambientais. A temática trabalhada na ação inclui a apresentação dos cuidados com a natureza e o meio ambiente, além da colaboração da comunidade ao desenvolver a diversidade e a leveza na vida.


Exibições à parte, os principais atrativos das sessões envolvem a tecnologia por trás do equipamento, que funciona por meio da energia solar, acumulada por meio de painéis fotovoltaicos. No dia, o público poderá conhecer a estação móvel de ciências, arte, tecnologia, sustentabilidade e cultura de paz instalada no veículo, com diagramas, ilustrações e efeitos práticos que demonstram o funcionamento de processos naturais envolvendo o calor e os raios de sol.


Segundo a coordenadora e idealizadora do CineSolar, Cynthia Alario, o tema da energia solar ainda é novo e gera muita curiosidade nos estudantes. “Na visita ao centro de ciências, todos podem ver o caminho que a luz do sol percorre, desde as placas instaladas no teto da van, os cabos, as baterias, o controlador e o inversor de carga. Fica tudo acessível ao público e as crianças adoram participar”, contou a coordenadora.


De acordo com o secretário municipal de Cultura, o vice-prefeito Walmir Pinto, o projeto viaja por várias regiões do país para realizar sessões gratuitas de cinema. “O grande objetivo da ação é democratizar o acesso às produções audiovisuais nacionais, uma preocupação que também temos nos nossos equipamentos. Promover ações e práticas sustentáveis, a inclusão social, difundir a tecnologia da geração de energia fotovoltaica e levar alegria com a temática socioambiental a todas as pessoas é algo especial”, comentou.



Crédito das fotos: Divulgação/CineSolar e Wanderley Costa/Secop Suzano

33 visualizações0 comentário
bottom of page