top of page

Centro Cultural Colorado recebe ‘CineSolar’ nesta quinta-feira

Evento vai contar com sessões gratuitas de filmes para a população; público ainda terá direito à pipoca e visita ao furgão que carrega os equipamentos do cinema itinerante

O Centro Cultural Monteiro Lobato, no Jardim Colorado, recebe nesta quinta-feira (19/10) mais uma edição do “CineSolar”, primeiro cinema itinerante movido a energia solar do Brasil. O evento, que ocorrerá das 13h30 às 16h30, vai contar com sessões gratuitas de filmes para a população e oficina de educação ambiental e linguagem audiovisual para crianças e jovens.


Com apoio da Prefeitura de Suzano e patrocínio da Ecolab, o “CineSolar” vai exibir curtas-metragens e o filme “Encanto”, animação da Disney que aborda a história de uma família colombiana com poderes mágicos, a partir das 19 horas. As sessões contam ainda com distribuição de pipoca e visitas ao furgão, que carrega todo o cinema e se transforma em uma estação móvel de ciências, arte, tecnologia, sustentabilidade e cultura de paz.


O veículo é adaptado com as placas fotovoltaicas no teto e transporta todo o cinema, sendo 110 cadeiras e banquetas, sistemas de som e de projeção, além de conversão de energia e armazenamento. Além das sessões de cinema, o projeto realiza a “Oficinema Solar” com crianças e jovens, que integra arte, tecnologia e sustentabilidade.


O encontro, com duração de três horas, tem como objetivo sensibilizar e possibilitar a expressão dos participantes através da linguagem audiovisual, com a utilização de elementos básicos como fotografia, enquadramento e roteiro.


Além do Centro Cultural Colorado, o “CineSolar” também será realizado com crianças atendidas pela Associação de Assistência à Mulher, ao Adolescente e à Criança Esperança (Aamae) nesta quarta-feira (18/10), das 14 às 17 horas.


A coordenadora e idealizadora do “CineSolar”, Cynthia Alario, explicou o objetivo da iniciativa e como ela ajuda a levar educação e cultura para as pessoas. “Viajando pelo Brasil presenciei o quanto nosso território é diverso e, infelizmente, desigual. Há uma escassez de equipamentos culturais e de acesso às energias renováveis. Por isso, o nosso papel sempre foi de atuar com encantamento e alegria, por meio de ações culturais e ambientais, na sensibilização e conscientização das pessoas, além de aproximá-las das novas tecnologias e das produções cinematográficas nacionais”, disse.


O secretário destacou a importância do evento para a sustentabilidade, ao passo que leva educação ambiental para os jovens e proporciona momentos de lazer. “Todos têm direito a se divertir e aprender. O ‘CineSolar’ é importante para levar essas atividades para crianças, jovens e adultos da região do Jardim Colorado. Poder reunir diversão e educação ambiental em um único evento é perfeito para fazer com que a nova geração cresça cuidando da natureza sem que esse aprendizado seja cansativo”, comentou Walmir. O Centro Cultural Monteiro Lobato fica na rua Domingos Vitorino, 68.



Créditos das fotos: Wanderley Costa/Secop Suzano e Divulgação/Secop Suzano

5 visualizações0 comentário
bottom of page