top of page

Acender das luzes reúne 1,5 mil pessoas na Praça João Pessoa

Evento que ocorreu nesta quarta-feira (07/12) dá a largada oficial às comemorações de final de ano, que ainda terá diversas outras atrações artísticas



A Praça João Pessoa, localizada na região central, recebeu na noite desta quinta-feira (06/12) cerca de 1,5 mil pessoas para conferir o início da temporada de Natal, marcado pelo grande espetáculo do acender das luzes e a inauguração oficial da decoração promovida pela Prefeitura de Suzano em espaços públicos da cidade. O evento contou com as presenças do prefeito Rodrigo Ashiuchi e da presidente do Fundo Social de Solidariedade, a primeira-dama Larissa Ashiuchi e de outras autoridades.


O ponto alto da noite foi, sem dúvida, o início da iluminação natalina, celebrando a união da comunidade. O público presente ainda pôde ter contato com diversos enfeites típicos desta época do ano, como luzes pisca-pisca, árvores e vilas de Natal, e, claro, a tão esperada chegada do Papai Noel, que alegrou e proporcionou uma magia mais especial às crianças.

Junto com o cenário transformado por uma decoração especial, a Secretaria Municipal de Cultura viabilizou a apresentação da banda MV Trio, momento em que foi possível desfrutar e entender os encantos natalinos por meio da música. O público também poderá conferir outros espaços públicos decorados para o Natal, como a Praça dos Expedicionários, o Viveiro Municipal Tomoe Uemura, o Parque Municipal Max Feffer e o Paço Municipal Prefeito Firmino José da Costa.


O vice-prefeito de Suzano e secretário municipal de Cultura, Walmir Pinto, convidou todos para conferirem a programação especial neste final de ano. “Pensamos em promover um cronograma completo que contemple toda a família. Por isso, teremos diversas atrações musicais, além de uma linda ambientação aguardando pela visita da nossa população”, disse.


Por sua vez, a primeira-dama Larissa Ashiuchi reforçou a importância de oferecer eventos que tragam à tona todo o espírito natalino. “O Natal é marcado pela solidariedade, carinho, diminuição das diferenças e, principalmente, confraternização. Esta foi uma noite linda, ainda mais com a alegria evidente de tantas pessoas. É isso que buscamos”, afirmou.


Por fim, o prefeito Rodrigo Ashiuchi enalteceu o trabalho executado para enfeitar a cidade. “Este é um momento que ilumina não apenas nossas ruas e praças, mas também nossos corações, espalhando todos os valores e significados que esta temporada tão especial representa para nós. Convido a todos a comparecerem à Praça João Pessoa e demais pontos para conferirem nossas decorações especiais de Natal”, definiu.


Presenças


O evento foi acompanhado pelos secretários municipais Leandro Bassini (Educação); Samuel Oliveira (Manutenção e Serviços Urbanos); Itamar Viana (Finanças); Paulo Pavione (Comunicação Pública); Afrânio Evaristo da Silva (Segurança Cidadã); André Chiang (Meio Ambiente); Cíntia Lira (Administração); e Alex Santos (Governo); por Claudinei Galo, da Secretaria Municipal de Transporte e Mobilidade Urbana; pelo diretor da Vigilância Sanitária de Suzano e coordenador da Unidade de Planejamento Estratégico (Upae), Mauro Vaz; pelo padre Cláudio Taciano, pároco da Paróquia São Sebastião; e pelo presidente da Associação Comercial e Empresarial (ACE) de Suzano, Rodrigo Guarizo.


Por parte do Poder Legislativo também estiveram presentes o presidente Joaquim Antônio da Rosa Neto e os vereadores Márcio Alexandre de Souza, o Márcio Malt; Fábio Diniz; Marcel Pereira da Silva, o Marcel da ONG; Givaldo Freitas dos Santos, o Baiano da Saúde; Edirlei Junio Reis, o Professor Edirlei; Antônio Rafael Morgado, o Professor Toninho Morgado; Marcos Antonio dos Santos, o Maizena; e José de Oliveira Lima, o Zé Oliveira.


Programação cultural


O mês de dezembro ainda reserva muitas outras atividades no mesmo local para que os munícipes possam aproveitar este período de festas. Neste sábado (09/12), às 17 horas, por exemplo, as exibições ficarão a cargo de Fladyner de Oliveira, Gustavo Andrade, Diogo Diniz e Emanuel Soares. Mais tarde, às 20h30, é a vez do Trio Malandrus, com Willian Ferreira, Nourrant Bueno e Eduardo Nascimento, se apresentar.


Um dia depois, no domingo (10/12), às 17 horas, o grupo Suzanbrass Quintet fará uma apresentação utilizando instrumentos de sopro, como trombone, saxofone, entre outros. No período noturno, às 20h30, a Praça João Pessoa receberá o Vaicem Trio. Finalizando o cronograma, o espaço ainda será palco, em 16 de dezembro (sábado), também às 17 horas, de uma exibição instrumental de jazz, além dos artistas Felipe Vaicem, Douglas Las Casas e Lucas Barbosa. O dia fecha às 20h30 com um instrumental que, desta vez, será executado por Thiago Chuva e Jean Espíndula. A ação especial será encerrada no dia seguinte em dois momentos: às 17 horas, com David Gonçalves e Trio, e às 20h30, com Ricardo de Deus e Trio.


Artesanato


Além da decoração e das apresentações, a Prefeitura de Suzano está com outras ações natalinas em execução. É o caso da 4ª edição da feira “Mega Natal Artesanal”, que começou na manhã desta quinta-feira (07/12), no Centro de Educação e Cultura Francisco Carlos Moriconi (rua Benjamin Constant, 682 - Centro). A iniciativa, que se estenderá até 22 de dezembro (sexta-feira), ocorre das 10 às 18 horas, e contempla 98 artesãos que participam com a exposição de diversos itens alusivos ao período natalino.


No local, é possível prestigiar e adquirir itens foram produzidos com técnicas diversas, como crochê, pintura, amigurumi (técnica japonesa utilizada para criação de bonecos de tricô) e costura criativa. Também serão disponibilizados artigos em tecido, utilidades em madeira, arranjos florais, tapetes, laços, vasos e telhas decorativas, entre outros.


A ação é realizada pelas Secretarias de Desenvolvimento Econômico e Geração de Emprego, de Cultura e de Manutenção e Serviços Urbanos e pelo Fundo Social de Solidariedade. Ainda conta com apoios da Suzano S/A; do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro Empresas (Sebrae); da Associação Cultural, Esportiva e Agrícola de Suzano (Aceas Nikkey), por intermédio do vereador Artur Takayama; e da Associação Comercial e Empresarial (ACE) de Suzano.


Fazer o bem


Já o Fundo Social de Solidariedade de Suzano está com a “Lojinha do Bem”, aberta desde 1º de dezembro, ação que, desta vez, visa arrecadar panetones e chocotones às famílias em situação de vulnerabilidade. Para participar, os munícipes devem comparecer à sede do órgão municipal (rua Baruel, 501, sala 224 – Centro), das 8 às 16 horas, até o dia 22 de dezembro (sexta-feira).


A partir da entrega de quatro panetones ou chocotones, de 400 gramas cada, a pessoa pode retirar uma peça de vestuário.Todas as roupas expostas na “Lojinha do Bem” são fruto de doações da Opção Store, Loja Donnana e da Alfândega instalada no Aeroporto Internacional André Franco Montoro, em Guarulhos. Todo material arrecadado será destinado às entidades e demais associações assistidas pelo Fundo Social, que, por sua vez, farão a distribuição dos alimentos às famílias.




Crédito das fotos: Wanderley Costa/Secop Suzano

2 visualizações0 comentário
bottom of page